Significado de Alopatia

O que é Alopatia:

Alopatia é um sistema terapêutico que visa tratar as patologias pelos meios contrários às mesmas, através de medicamentos com ação específica nos sintomas. É a chamada medicina tradicional.

A palavra "alopatia" vem dos termos gregos állos = "outro", "diferente" + páthos = "sofrimento". 

O termo alopatia foi introduzido por Hahnemann na segunda metade do século XIX, referindo-se a qualquer método de cura que não fosse o homeopático. Posteriormente, passou a englobar as outras práticas medicinais exercidas por médicos graduados em escolas não homeopáticas.

Alopatia significa "cura pelos contrários", ou seja, para febre utiliza-se antitérmico, para a dor, analgésico e contra uma infecção bacteriana, antibiótico. O tratamento visa sobretudo a doença, uma vez que o medicamento alopático causa um efeito contrário à patologia, melhorando ou curando a mesma.

As doses dos compostos utilizados na alopatia estão no limite da toxidade, quase sempre com a produção de algum efeito colateral. As substâncias atuam por quantidade de massa (matéria).

Alopatia x Homeopatia

Homeopatia é um método científico utilizado para tratar e prevenir doenças agudas e crônicas, através de medicamentos não
agressivos que estimulam o organismo a reagir, fortalecendo seus mecanismos de defesa naturais. 

O método consiste na administração de doses mínimas do medicamento ao paciente a fim de evitar intoxicações e estimular a reação do organismo.

O significado de Alopatia está na categoria: Medicina