Significado de Aptidão

O que é Aptidão:

Aptidão é um substantivo feminino que nomeia a capacidade daquele que está apto, ou seja, daquele que tem habilidade de realizar uma tarefa de forma correta. Do latim “aptitudine” que significa “capaz de”.

Ter aptidão é reunir um conjunto  de características indicativas das habilidades próprias do indivíduo, que o torna capaz de adquirir algum conhecimento específico. É a capacidade de aprender.

No âmbito da Psicologia, a aptidão compreende tanto a capacidade cognitiva como as características emocionais e da personalidade do indivíduo. A aptidão está associada à inteligência e às habilidades inatas ou aquelas resultantes de conhecimentos adquiridos.

A aptidão é sempre o resultado da interação entre a hereditariedade e o meio, podendo estar relacionada a diversas áreas, entre elas, o raciocínio lógico, ao raciocínio abstrato, ao raciocínio verbal, à habilidade numérica, à habilidade artística, à resistência física etc.

São sinônimos de aptidão: competência, destreza, capacidade e habilidade.

Aptidão física

Aptidão física é a capacidade do indivíduo de realizar atividades físicas com vigor e disposição. A aptidão física está relacionada ao desempenho atlético levando em consideração a especificidade de cada modalidade desempenhada.

A aptidão física está relacionada à saúde quando é levada em consideração a resistência cardiorrespiratória, a composição corporal, a aptidão músculo esquelético, a força muscular, a resistência muscular e a flexibilidade.

A aptidão física está também relacionada à habilidade, considerando a agilidade, o equilíbrio, a coordenação, a potência e o tempo de reação a um estímulo.

Uma prova de aptidão física tem o objetivo de verificar, mediante a execução de exercícios específicos, se o indivíduo possui as capacidades motoras indispensáveis para o posterior desempenho de determinadas atividades.

Aptidão cardiorrespiratória

A aptidão cardiorrespiratória é a capacidade de persistir em práticas de tarefas extenuantes, envolvendo grandes grupos musculares por períodos de tempo prolongados. É a capacidade do sistema circulatório e do sistema respiratório de se ajustar e de se recuperar dos efeitos de atividades de intensidade moderada ou vigorosas.

A aptidão cardiorrespiratória está diretamente relacionada com o quanto o indivíduo é capaz de absorver oxigênio para os pulmões, transportá-lo pela corrente sanguínea até os músculos esqueléticos que estiverem trabalhando em exercícios vigorosos ou prolongados, contando também, com a eficiência do coração.

Aptidão profissional

Aptidão profissional é a habilidade específica de cada indivíduo que vai determinar a escolha de sua futura profissão.  Segundo os pesquisadores, é na infância que as bases biológicas das habilidades são estimuladas e esculpidas. Quanto mais espaço a criança e o jovem tiver para experimentar e expressar seus interesses, mais definidas serão suas aptidões.

A expressão de uma aptidão profissional é a vocação, é ela que vai indicar os interesses, os valores e o talento, que encaminhará o indivíduo para a escolha de sua futura vida profissional.

A aptidão profissional surge do interesse para alguma área específica, porém, pode não aflorar no indivíduo, que poderá recorrer a um orientador profissional ou contar com a ajuda de um psicólogo, que através de entrevistas, testes, e informações sobre as profissões, deverá ajudar o jovem a despertar sua inclinação.

Ver também

Data de atualização: 09/10/2014. O significado de Aptidão está na categoria: Geral

Significados Populares