Significado de Aqui se faz, aqui se paga

O que é Aqui se faz, aqui se paga:

“Aqui se faz, aqui se paga” é uma expressão popular da língua portuguesa, utilizada no sentido de obtenção de justiça, devendo as pessoas serem responsáveis pelos seus atos e terem que lidar com as respectivas consequências dos mesmos.

Esta é uma expressão que normalmente está relacionada com a ideia de vingança. Quando alguém utiliza desta frase, por norma deseja ameaçar ou alertar alguém sobre as consequências que esta pode sofrer devido as suas ações incorretas, por exemplo.

A partir de um ponto de vista religioso, “aqui se faz, aqui se paga” significa que a pessoa que cometeu alguma injustiça ou agiu de modo incorreto pagará pelo seu pecado enquanto ainda for vivo.

Este conceito, ainda de acordo com algumas religiões, está relacionado com a Lei do Karma, também conhecida como a Lei do Retorno.

Saiba mais sobre o significado do Karma.

Neste caso, “aqui se faz, aqui se paga” não significa um convite para a prática da vingança, mas sim uma tentativa de conforto e incentivo para que as pessoas façam coisas boas, para que possam receber coisas boas.

Descubra mais sobre o significado de outras expressões populares, como “Olho por olho, dente por dente”.

Data de atualização: 30/10/2015. O significado de Aqui se faz, aqui se paga está na categoria: Expressões Populares