Significado de Autônomo

O que é Autônomo:

Autônomo é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que age de acordo com as normas de sua própria conduta, seguindo as suas leis e imposições sem a interferência de outrem.

Seja um indivíduo ou uma instituição, quando se diz que determinada coisa ou situação possui caráter autônomo, significa que esta não está submissa a um padrão pré-estabelecido, sendo ela mesma a organizadora da sua rotina, modo de produção e etc.

Trabalhador autônomo

O chamado trabalhador autônomo é o profissional que trabalha por conta própria, ou seja, desempenha uma atividade remunerada sem ter vínculo empregatício com alguma empresa, por exemplo.

Um exemplo de profissional autônomo é a pessoa física que possui a sua própria atividade econômica. Neste caso, o trabalhador tem maior independência financeira e não precisa ser subordinado de ninguém.

O profissional autônomo é o oposto do profissional liberal, sendo este aquele que está apto para trabalhar por conta própria ou ser empregado por alguém. Normalmente, os profissionais liberais possuem formação técnica ou acadêmica específica em determinada área. Exemplo: médicos, engenheiros, professores, arquitetos, e etc.

Por não ter um vínculo empregatício com o seu contratante, o trabalhador autônomo não recebe um salário fixo, mas sim uma remuneração específica e previamente estabelecida por um contrato de prestação de serviços de âmbito temporário.

Ver também: o significado de Autonomia.

Alguns dos principais sinônimos de “autônomo” são: independente, autossuficiente, emancipado, autárquico, livre, soberano e autonômico.

No âmbito jurídico, este termo é utilizado para qualificar o indivíduo que tem a liberdade para governar ou gerir a sua própria vida, de acordo com os seus próprios princípios e regras.

Autônomo ainda pode se referir a uma tecnologia que não depende de outras conexões ou comandos para funcionar, agindo de modo independente. 

O significado de Autônomo está na categoria: Geral