Liberdade

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação
Atualizado em

O que é Liberdade:

Liberdade tem origem no latim libertas e significa a condição do indivíduo que possui o direito de fazer escolhas autonomamente, de acordo com a própria vontade.

Na tradição cristã, a liberdade está muitas vezes identificada como livre-arbítrio. Já no direito, liberdade está também relacionada com os direitos de cada cidadão.

Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade.

A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito. Alguns exemplos de liberdades são:

  • Liberdade de pensamento
  • Liberdade de opinião
  • Liberdade de expressão
  • Liberdade religiosa
  • Liberdade de imprensa
  • Liberdade de ir e vir
  • Liberdade condicional

Liberdade na Filosofia

A liberdade é um dos temas principais tratados pela tradição da filosofia. Uma das primeiras definições de liberdade está presente no pensamento de Aristóteles. Para ele, a liberdade está baseada na possibilidade de realizar escolhas orientadas pela vontade.

Entretanto, a liberdade deveria estar acompanhada do conhecimento. Para Aristóteles, o conhecimento é a ferramenta capaz de ampliar as possibilidades de escolha e tornar o indivíduo mais livre e capaz de realizar sua finalidade, a busca pela felicidade.

Na filosofia medieval, a liberdade estava diretamente relacionada com a faculdade do livre-arbítrio. Os seres humanos são dotados de liberdade por Deus para que possam (livremente) seguir os ensinamentos Dele e alcançarem uma vida virtuosa orientada pela fé.

Já nas raízes do pensamento liberal desenvolvidas por John Locke, os indivíduos teriam abandonado a liberdade natural e passaram a viver sob o governo de um Estado que pudesse garantir o seu direito à propriedade. A vida passa a ser orientada pelas leis e inaugura-se a liberdade civil.

Segundo Kant, liberdade está relacionado com autonomia, é o direito do indivíduo criar regras para si mesmo, que devem ser seguidas racionalmente. Essa liberdade só ocorre realmente, através da vontade em conformidade com as leis morais.

Já no século XX, Sartre afirma que a liberdade é a condição de vida do ser humano, o princípio do homem é ser livre. Os seres humanos estariam condenados a serem livres, são obrigados a realizar escolhas e para construir sua própria existência.

Assim, pode-se pensar na liberdade como o direito a agir de acordo com própria vontade, sem limitações impostas por outras pessoas.

Veja também:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).