Significado da Bandeira da Alemanha

O que é Bandeira da Alemanha:

Bandeira da AlemanhaA Bandeira da Alemanha é o símbolo máximo de representação da nação alemã perante os outros paises do mundo. 

A adoção da atual bandeira da Alemanha como símbolo do país aconteceu após o fim da Primeira Guerra Mundial, com a instauração da República de Weimar (1919). No entanto, o ideal da bandeira alemã tricolor surgiu pela primeira vez em meados do século XIX, mais precisamente durante o Festival de Hambach​ (1832).

A bandeira da Alemanha é composta por três faixas horizontais, nas cores preta, vermelha e amarela (ouro), que foram definidas pelo artigo 22 da Lei Fundamental alemã. Todas as faixas possuem o mesmo tamanho. A faixa de cor preta está no topo, seguido da vermelha e a cor amarela na parte inferior da bandeira. 

Quanto a sua dimensão, a bandeira da Alemanha tem 3:5, ou seja, se tiver três metros de altura, deverá ter cinco metros de largura.

Durante a divisão da Alemanha em Ocidental e Oriental, a bandeira continuou igual para ambos os lados. Porém, mais tarde a Alemanha Oriental adicionou à bandeira um martelo e um compasso dentro de uma coroa de trigo. Em 1990, com o Tratado de Unificação da República Federativa da Alemanha, o preto, o vermelho e o amarelo ficaram estabelecidos como as cores oficiais do país.  

Significado das cores da bandeira da Alemanha

As cores da bandeira da Alemanha significam a democracia instaurada no país após a Segunda Guerra Mundial, representando também a liberdade do país e de seus habitantes. 

Ou seja, ao contrário do que acontece na maioria dos países, em que cada cor significa algo em específico, as cores da bandeira da Alemanha devem ser interpretadas em conjunto. 

Descubra o significado das outras bandeiras de países.

Data de atualização: 15/05/2018. O significado da Bandeira da Alemanha está na categoria: Geral