Significado de Bandeira da Rússia

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana BezerraProfessora de História

O que é Bandeira da Rússia:

A bandeira da Rússia é tricolor, com listras horizontais nas cores branco, azul e vermelho - de cima para baixo. Todas as listras têm a mesma altura e a bandeira tem proporção 2:3, isto é, se ela for feita com 2 metros de largura, deve ter 3 metros de comprimento.

A bandeira nas cores branco, azul e vermelho foi usada pela primeira vez em 1705, pelos navios mercantes. A função da bandeira era permitir a identificação do navio por outras embarcações.

Depois da Revolução Russa, a bandeira passou a ser vermelha com uma foice, um martelo e uma estrela. Essa bandeira foi usada até a queda da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, quando foi restabelecida a bandeira tricolor.

Bandeira da RússiaBandeira atual da Rússia.

A história da Bandeira da Rússia

A história da bandeira da Rússia pode ser melhor compreendida com a divisão entre o período imperial e a Revolução Russa até a queda da União Soviética. Entenda:

Rússia Imperial

Acredita-se que a bandeira da Rússia tenha sido inspirada na bandeira dos Países Baixos, também conhecidos como Holanda. Durante visita a esse país, o imperador russo Pedro I chegou à conclusão de que, assim como a Holanda, sua marinha precisaria de uma bandeira.

Pedro I decidiu que a bandeira da marinha seria das mesmas cores da Holanda, porém com uma ordem diferente: branco na parte superior, azul no meio e vermelho na base. Essa bandeira começou a ser usada pelos navios mercantes russos em 1705.

Usada a princípio apenas nos navios, em 1883 seu uso em terra foi autorizado e em 1896 tornou-se a bandeira oficial do país.

As cores da bandeira russa também representam o pan-eslavismo, um movimento político e sociocultural do século XIX que buscava a união dos povos eslavos - povos originários da região da Rússia que se espalharam pelo continente europeu.

Países como Sérvia, República Tcheca, Eslovênia, Eslováquia e Croácia também usam em suas bandeiras as cores pan-eslavas.

Veja também o significado de Império.

A Revolução Russa

Em 1917 aconteceu a Revolução Russa, um levante popular que aboliu a monarquia e implantou um governo com base em ideais socialistas.

Um ano após a revolução, em 1918, a bandeira tricolor foi substituída pela bandeira socialista. A princípio a bandeira era vermelha e no canto superior esquerdo trazia as iniciais da República Socialista Federativa Soviética Russa.

Ao longo dos anos, a bandeira do país sofreu mudanças, mas o principal e mais conhecido pavilhão - outro nome dado às bandeiras - é a vermelha, com uma foice e um martelo cruzados, e com uma estrela de cinco pontas em cima.

Bandeira da URSSBandeira da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Veja também o significado de revolução.

Queda da União Soviética

Em 1911 ocorre a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e a bandeira tricolor voltou a ser usada no país. Mas foi apenas em 1993 que ela se tornou a bandeira nacional, com as especificações usadas até hoje.

Veja também o significado de URSS.

Simbologia das bandeiras utilizadas na Rússia

  • Bandeira imperial: o branco representava Deus, o azul significava o Imperador (Czar) e a cor vermelha aludia ao povo russo.
  • Bandeira socialista: o martelo representava os trabalhadores da indústria e a foice os trabalhadores do campo, esses objetos estavam cruzados para representar a união dessas duas classes de trabalhadores. A estrela na parte superior representava o domínio do partido comunista.
  • Bandeira atual: a Constituição Russa atual não atribui simbolismos às cores da bandeira, porém acredita-se que o vermelho simbolize a coragem e o amor, o azul a fé e a honestidade e o branco a franqueza e a nobreza.

Bandeira Presidencial

A Rússia tem uma bandeira presidencial, que é igual à bandeira oficial, mas possui o Brasão do país no meio.

O brasão russo atual é derivado de brasões usados pela Rússia ao longo dos séculos. Ele apresenta-se como uma águia de duas cabeças, cada uma olhando para um lado, o que representa o domínio russo tanto ao ocidente como ao oriente.

Sobre suas cabeças estão três coroas imperiais, que representam a unificação das províncias de Novogárdia e Moscóvia, que deram origem ao que hoje é a Rússia. E em seu centro está a imagem de São Jorge, padroeiro do país.

Bandeira presidencial da RússiaBandeira presidencial da Rússia.

Saiba mais sobre as características do comunismo e Salve Jorge.

Data de atualização: 10/05/2019.

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.