Significado da Bandeira da Venezuela

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana BezerraProfessora de História

O que é Bandeira da Venezuela:

A bandeira da Venezuela é tricolor, composta por listras verticais de mesmo tamanho nas cores amarelo, azul e vermelho, de cima para baixo. Na faixa azul estão 8 estrelas em semicírculo.

As estrelas representam as 7 províncias que formavam a Venezuela no Ato da Independência e a oitava é uma homenagem à Simon Bolívar (1783-1830), que lutou pela independência da colônia espanhola.

A proporção do pavilhão venezuelano é de 2:3. Isto é, se ele tiver 2 metros de largura, deverá ter 3 metros de comprimento.

bandeira da venezuelaBandeira atual da Venezuela

Simbologia da bandeira

A bandeira da Venezuela é muito semelhante às bandeiras da Colômbia e do Equador, países que participaram do mesmo processo de independência e fizeram parte da Grã-Colômbia, que existiu entre 1821 e 1831.

Até mesmo o significado das cores é parecido com o pavilhão destes países. No caso da Venezuela, as cores têm os seguintes significados:

  • Amarelo: representa as riquezas naturais do país.
  • Azul: representa o oceano que separa a Venezuela da Espanha.
  • Vermelho: representa o sangue daqueles que lutaram pela independência do país.

Veja também o significado da Bandeira da Colômbia.

História da Bandeira da Venezuela

A Bandeira da Venezuela que mais se aproxima da atual foi desenhada pelo General Francisco de Miranda (1750-1816) e foi içada por ele pela primeira vez no dia 12 de março de 1806 em seu navio Leander, que se encontrava na costa do Haiti.

Essa bandeira foi hasteada pela primeira vez em solo venezuelano no dia 3 de agosto de 1806, na cidade de Coro. Ela era igual à bandeira atual, porém sem as estrelas na faixa azul.

primeira bandeira da venezuelaBandeira içada pelo General Francisco Miranda a bordo do navio Leander em 1806.

Em 5 de julho de 1811, a Venezuela declara sua independência e o Congresso adota a oficialmente a bandeira tricolor. Esta é hasteada pela primeira vez no dia 14 de julho.

A faixa amarela era maior do que as faixas azul e vermelha e no canto superior esquerdo do pavilhão foi inserido o desenho de uma índia sentada em uma pedra, com um crocodilo no chão.

bandeira da venezuelaBandeira da Venezuela entre 1811 e 1812.

Em 1817, o Governo Federal adota como oficial a bandeira tricolor com 7 estrelas na faixa amarela. Essas estrelas representavam as 7 províncias que unidas declararam independência: Caracas, Cumaná, Barinas, Margarita, Barcelona, Mérida e Trujilo.

Ao longo dos anos, o pavilhão venezuelano sofreu várias alterações, mas na atualidade manteve certo padrão, sempre caracterizada pelas três cores em faixas horizontais e 7 estrelas de 5 pontas.

A oitava estrela

A principal mudança ocorreria em 2006, quando a Assembleia Nacional, por meio de um Decreto Legislativo, inseriu uma estrela. A oitava estrela seria uma referência à província de Guayana, que se uniu às 7 províncias posteriormente.

A inclusão dessa estrela é uma homenagem a Simon Bolívar, que já havia solicitado o reconhecimento desta província em 1817.

Bandeira Presidencial da Venezuela

Utilizada pela Presidência e pelas Forças Armadas, este pavilhão é exatamente igual à bandeira civil, porém traz o brasão do país no canto superior esquerdo, sobre a faixa amarela.

bandeira presidencial da venezuelaBandeira presidencial da Venezuela.

O escudo de armas da Venezuela está dividido em três quartéis com as mesmas cores da bandeira. Em cada um deles, há elementos com diferentes simbologias.

  • Quartel vermelho: um maço de trigo que representa as riquezas do país e a união dos estados em República.
  • Quartel amarelos: armas, dois pavilhões e folhas de louro, que representam a vitória na Guerra de Independência.
  • Quartel azul: um cavalo branco que representa a liberdade e independência da nação.

Além disso, no brasão estão retratados flores e frutos do país. Já nas partes laterais encontramos desenhados ramos de oliveira e palmeira, representando a paz e a virtude, respectivamente.

Entenda o que é uma República.

Dia da Bandeira

Desde 2006, o dia da bandeira é celebrado em 3 de agosto, recordando a data quando a bandeira foi içada pela primeira vez em solo venezuelano em 1806. Antes disso, essa celebração acontecia no dia 12 de março, data em que o pavilhão foi hasteado no barco de Leander pelo General Francisco Miranda.

Veja também o significado da Bandeira do Brasil, Bandeira do Canadá e Bandeira da Rússia.

Data de atualização: 21/05/2019.

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.