Significado de Biossegurança

O que é Biossegurança:

A biossegurança compreende um conjunto de normas e medidas que visam à proteção dos profissionais de saúde e da população.

Ela é uma área do conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que garante a prevenção e o controle de riscos inerentes às atividades que possam comprometer à saúde humana, animal e o meio ambiente.

A importância e objetivo principal é assegurar que qualquer procedimento realizado na área da saúde seja feito de maneira segura, tanto para os profissionais quanto para os pacientes, para que gere resultados satisfatórios.

Biossegurança hospitalar

Neste sentido, a biossegurança se preocupa tanto com a fiscalização das instalações laboratoriais e as práticas adotadas no laboratório como em ambientes maiores como hospitais, clínicas e centros de enfermagem, pois os agentes biológicos aos quais o profissional da área tem contato podem estar em todo lugar. É a biossegurança hospitalar.

Estas medidas são importantes pois, nestes locais, existe a exposição frequente de indivíduos a agentes patogênicos, além dos riscos físicos e químicos.

Normas da biossegurança

Uma das principais normas de biossegurança aplicada em hospitais, clínicas e laboratórios diz respeito à higienização das mãos. Elas devem sempre ser lavadas antes do preparo e da administração de medicamentos e da verificação do paciente.

Outra recomendação é o uso de equipamentos e vestimentas de proteção como jalecos, luvas e aventais. Estes devem ser usados somente no local de trabalho.

Lei da biossegurança

Em 2005, o Governo Federal aprovou a lei nª 11.105, chamada lei da biossegurança, que revoga a lei anterior, de 1995 e estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização para instituições que tenham organismos geneticamente modificados, além de regulamentar a utilização de células-tronco para fins de pesquisa e terapia.

O significado de Biossegurança está na categoria: Geral