Significado de Skinhead

O que é Skinhead:

Skinhead é uma palavra em inglês, que significa "cabeça rapada" em português. É uma expressão que descreve um grupo social, que teve início na Inglaterra.

A palavra skinhead é formada pela junção de skin (que significa pele) e head, que significa cabeça.

Skinhead também é um movimento cultural iniciado nos anos 60 do século XX no Reino Unido. Considerado por muitos a fusão de duas subculturas, os mods e os rude boys, os seus representantes eram quase exclusivamente pertencentes à classe operária.

Nos anos 80, a ideologia skinhead sofreu várias alterações, e houve uma divisão entre grupos muitos diferentes, com ideias e formas de atuação distintas. Foi nessa altura que alguns grupos passaram a adotar influências neonazistas e homofóbicas. Nessa altura também houve uma mistura  e alguns conflitos com elementos do movimento punk, o que causou uma rivalidade durante vários anos.

Com o passar do tempo, a palavra skinhead é usada quase exclusivamente para se referir a indivíduos fascistas ou que pertencem a grupos neonazistas, apesar de nem todos os skinheads seguirem essas doutrinas.

Alguns autores categorizam os skinheads em quatro tipos diferentes:

  • Skinheads tradicionais;
  • SHARP (Skinheads Against Racial Prejudice) - Sigla que significa "skinheads contra o preconceito racial", e são contra manifestações racistas;
  • White Power - Os skinheads nacional socialistas e racistas, muitas vezes pertencentes a movimentos neonazistas;
  • RASH (Red and Anarchistic Skinheads) - Os skinheads comunistas e anarquistas que são contra as tendências e influências fascistas e neonazistas.

O significado de Skinhead está na categoria: Expressões em Inglês