5 Momentos importantes na luta pela democracia

Muitas pessoas lutaram e morreram para garantir a democracia. Graças a este ideal, o ser humano conquistou um dos bens mais importantes que poderia ter: a sua liberdade!

Mas, nem sempre foi assim…

Confira alguns dos episódios mais marcantes da luta pelos direitos democráticos no Brasil e no mundo!

1. Diretas Já!

Diretas Já

Um dos maiores golpes contra a democracia brasileira foi a instauração do regime militar de 1964, momento em que a nação passou a ser comandada por sucessivos governos militares.

Restrições na liberdade civil e inúmeros atos inconstitucionais marcaram este período que durou por mais de duas décadas no Brasil.

Nasceu a partir da insatisfação da população brasileira um movimento político-social que ficou conhecido como “Diretas Já”, formado predominantemente pelos jovens da época, que reivindicava a possibilidade de eleições diretas para Presidente da República no país.

Graças ao movimento das Diretas Já, o Brasil pôde caminhar rumo a redemocratização, com a conquista do poder civil em 1985. E como consequência, outra importante conquista da democracia brasileira se configurou: a Constituição Federal de 1988.

As eleições diretas para Presidente do Brasil da “Nova República” foram finalmente feitas em 1989, com a eleição de Fernando Collor.

Ver também: o significado da Ditadura Militar.

2. Constituição de 1988

constituição 1988

Após a luta pelo fim da ditadura militar, que se prolongou por mais de 20 anos no Brasil, o movimento das “Diretas Já” ajudou a reforçar o declínio do regime totalitarista e abriu espaço para a redemocratização no país.

A Constituição Federal de 1988 – também conhecida como “Constituição Cidadã” - é um marco para a consolidação da democracia, pois é pautada principalmente na garantia dos direitos civis, valorizando a liberdade física e intelectual de todos os cidadãos.

Entre alguns dos principais avanços democráticos que a Constituição de 1988 trouxe, destaca-se:

  • Fim da censura aos veículos de comunicação;
  • Implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional;
  • Garantia da demarcação das terras indígenas;
  • Garantia de leis de proteção ao meio ambiente;
  • Instituição de eleições diretas em dois turnos, caso nenhum candidato consiga conseguir a maioria dos votos válidos;
  • Maior autonomia dos municípios;

Para saber mais sobre o significado da Constituição, clique aqui!

3. Revolução Francesa

Revolução Francesa

É um dos marcos mais importantes da luta democrática na história da humanidade, servindo de exemplo para muitos movimentos sociais posteriores e que agitaram o mundo durante a idade moderna e contemporânea.

A Revolução Francesa começou no final do século XVIII e se consolidou como uma luta contra o autoritarismo e as arbitrariedades do Estado, chefiado pelo poder absoluto do rei Luís XVI.

Impulsionada pelo Iluminismo, a Revolução Francesa garantiu o surgimento dos primeiros princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, através da aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789.

Saiba mais sobre o significado do Iluminismo.

Aliás, para se ter ideia da importância deste movimento para a construção da democracia atual, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão serviu de base para a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento promulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que garante os direitos básicos de todos os seres humanos.

Para saber mais, veja também o significado completo de Direitos Humanos.

4. Movimento dos direitos civis nos Estados Unidos

Movimento Direitos Civis Negros EUA

Mesmo com a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, notou-se que a garantia da “liberdade, igualdade e fraternidade” não era igual para todas as pessoas…

Um grande exemplo é a luta que a comunidade negra norte-americana travou durante a década de 1960 para garantir os seus direitos civis.

O principal objetivo do movimento dos direitos civis dos negros dos Estados Unidos, por exemplo, era que o Estado aprovasse reformas que valorizassem a igualdade racial, abolindo a discriminação e a segregação de raças.

Uma das personalidades mais importantes deste movimento e que se tornou um símbolo histórico da luta pelos direitos civis dos afro-americanos foi Martin Luther King.

Luther King se imortalizou com o emocionante discurso “I Have a Dream, considerado um dos melhores de todos os tempos.

Após anos de manifestações e luta, a comunidade afro-americana finalmente viu as suas reivindicações aceitas pelo governo.

A Lei de Direitos Civis de 1964 e a Lei dos Direitos ao Voto de 1965 foram dois grandes marcos para a conquista dos negros ao direito de gozar da plena liberdade democrática.

Aproveite e veja também os 5 momentos mais importantes na luta contra o preconceito e o racismo!

5. Queda do Muro de Berlim

Queda do Muro de Berlim

Outro episódio histórico para a democracia foi a Queda do Muro de Berlim, que separava a Alemanha em um bloco ocidental (capitalista) e um oriental (socialista).

Se você está se perguntando o que a queda do Muro de Berlim representa para a conquista democrática, lembre-se de um dos seus principais princípios: a liberdade!

Os cidadãos da Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental eram proibidos de atravessar as suas fronteiras, que eram estabelecidas simbolicamente pelo muro.

Muitas famílias foram separadas e os policiais e soldados da Alemanha Oriental matavam qualquer pessoa que tentasse ultrapassar os limites do muro!

Finalmente, após muita pressão e o crescente aumento da crise do sistema socialista, o muro de Berlim foi destruído em 9 de novembro de 1989.

Saiba mais sobre o significado da Democracia.

5 Momentos importantes na luta pela democracia está na categoria: Geral