Significado de Hippie

O que é um Hippie:

Hippie é um substantivo masculino que descreve um movimento cultural que surgiu na década de 60 teve grande popularidade. Além disso, hippie também serve para descrever um indivíduo que segue este movimento.

A palavra hippie deriva do adjetivo hip, que indica uma pessoa ou coisa que é sofisticada, legal, informada.

O movimento hippie surgiu nos anos 60 do século XX, principalmente em Nova Iorque e na Califórnia. Mais tarde, se espalhou para a Inglaterra e depois para outros países ocidentais.

Os hippies tinham um estilo muito particular, não parecendo se preocupar muito com a aparência física, e por isso era classificados pelas outras pessoas como indivíduos com apresentação e forma de vestir pouco cuidada. Se vestiam de maneira informal, com um estilo folclórico, com roupas coloridas, tiaras, pérolas, bandanas, etc.

Os hippies tinham como lema a frase "paz e amor" e eram muito liberais no âmbito sexual, porque acreditavam que uma sexualidade reprimida causava uma sede incansável de sucesso e várias manifestações de violência. Rejeitavam muitos valores instituídos na sua altura e buscavam a espontaneidade e diferentes expressões de amor.

A cultura hippie indicava uma mentalidade e forma de viver muito pacífica, e acreditavam que podiam melhorar o mundo através de comportamentos não violentos. Muitos hippies também consumiam e incentivavam o consumo de drogas, porque elas possibilitavam experimentar estados alterados de consciência.

Normalmente os hippies eram pessoas jovens que vinham de famílias ricas, e tinham uma visão muito crítica do mundo, contestando uma sociedade consumista. Tinham uma elevada noção de fraternidade, dividindo as suas posses e vivendo em comunidades, sendo que a maior parte dos hippies não tinha trabalho nem residência fixa.

No contexto musical, os hippies ouviam rock psicadélico e muitas vezes se juntavam em grandes festivais e concertos, como o de Woodstock, que foi organizado pela primeira vez em 1969. Apesar disso, o primeiro grande evento musical foi o festival de Monterey, em 1967, que deu origem ao Summer of Love (Verão do Amor), um fenômeno social que reuniu milhares de pessoas que também ficou conhecido como a Revolução Hippie.

Em sentido figurado, muitas vezes a palavra hippie é usada para descrever uma pessoa liberal ou que não aceita os valores que são aceites pela maioria da sociedade. Ex: Ele é um hippie e por isso nunca vai aceitar as nossas regras.

Data de atualização: 06/02/2017.