Significado das Ciências naturais

O que são Ciências naturais:

Ciências naturais são as matérias científicas destinadas ao estudo das características gerais e fundamentais da natureza, assim como todas as leis e regras naturais que a regem.

Do ponto de vista das ciências naturais, aspectos como o comportamento dos seres vivos são ignorados, sendo observados e estudados exclusivamente os fatores de ordem naturalmente físicas.

As ciências naturais utilizam do método de experimentação para analisar os seus objetos de estudo, sendo que estes não podem ter sido criados a partir da intervenção dos seres humanos.

A Medicina, a Biologia e a Geologia são exemplos de matérias que fazem parte das ciências naturais.

Obviamente, as ciências naturais não têm como objeto de estudo apenas os seres vivos, mas também outras características que englobam a natureza como um todo.

Atualmente, no Brasil, o curso de ensino superior em Ciências Naturais forma o profissional para atuar como professor das disciplinas de Ciências e Meio Ambiente, principalmente no Ensino Fundamental e Médio.

Os profissionais formados em Ciências Naturais ainda podem trabalhar em ONG’s, centros de divulgação científica e museus, por exemplo.

Ciências naturais e Ciências humanas

Ao contrário das ciências naturais, onde os objetos de estudo não devem ter intervenção humana, nas ciências humanas são estudadas disciplinas que se focam nos diversos aspectos da produção humana.

A Filosofia, Sociologia, Artes, Antropologia, Literatura, entre outros campos de estudo fazem parte das ciências humanas.

Ciências naturais e Ciências exatas

A Matemática, a Física e a Química são exemplos de áreas que englobam as ciências exatas.

Diferente das ciências naturais, as ciências exatas são responsáveis por procurar e atingir resultados quantitativos, baseando-se em cálculos, fórmulas e hipóteses que podem ser rigorosamente demonstráveis.

Saiba mais sobre o significado de Ciência.

Data de atualização: 28/09/2016.