Significado de Ciências humanas

O que são as Ciências humanas:

As ciências humanas são um conjunto de conhecimentos que tem como objetivo o estudo do homem como ser social.

Também chamadas de humanidades, elas reúnem criteriosamente conhecimentos organizados sobre a produção criativa humana e do conhecimento, realizadas a partir de discursos específicos. Seu objetivo é desvendar as complexidades da sociedade, suas criações e pensamentos.

É importante ter em mente que em todos os lugares, os seres humanos estabelecem relações uns com os outros, sejam elas de amizade, afeto ou poder. As ciências humanas buscam compreender como estas relações se formam e de que maneira elas vão se estabalecendo ao longo do tempo.

Assim como a condição humana, elas também possuem um caráter múltiplo, onde abordam características teóricas como filosofia e sociologia, ao mesm tempo que abordam características práticas e subjetivas.

Por ser uma área do conhecimento que tem como objetivo o estudo do ser humano em sociabilidade, as ciências sociais tem em sua base disciplinas como filosofia, história, direito, antropologia cultural, ciência da religião, arqueologia, comunicação social, psicologia, teoria da arte, cinema, administração, dança, teoria musical, design, literatura, letras, filologia, entre outras.

As ciências humanas também estão relacionadas com a aplicação de conteúdo sobre esta área do conhecimento no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, que é atualmente o principal meio de ingresso ao Ensino Superior. Neste exame, na prova específica de ciências humanas e suas tecnologias, são cobradas 45 questões que envolvem as disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia, abordam temas que promovem a integração das disciplinas.

Ciências humanas x Ciências sociais

Por serem ciências com objetos de estudos muito similares, é comum que façam alguma confusão entre os conceitos de ciências humanas e ciências sociais.

Acontece que, diferente das ciências humanas, onde o objetivo é o estudo do homem enquanto ser social, as ciências sociais buscam estudar os aspectos sociais para compreender as diferenças nas realidades humanas.

Veja mais sobre o significado de ciências sociais.

Curso de ciências humanas

A formação no curso de ciências humanas pode ser em bacharelado ou licenciatura. É a formação generalista para que o aluno possa atuar na área de humanidades, como Direito, Economia, Comunicação ou para dar aulas nas disciplinas correspondentes às ciências humanas, como história, geografia, filosofia, entre outras.

Ele também pode ser ofertado como bacharelado ou licenciatura interdisciplinar, com o nome de Humanidades, Ciências e Humanidades ou Ciências Humanas. O curso dura em média de três a quatro anos.

O significado de Ciências humanas está na categoria: Geral