Significado de Sadismo

O que é Sadismo:

Sadismo é uma palavra usada para se referir a um indivíduo que sente prazer com o sofrimento alheio. No sadismo, a sensação de satisfação pode ocorrer basicamente de duas formas: ao fazer alguém sofrer ou ao presenciar o sofrimento de outros indivíduos.

O sadismo é um aspecto de personalidade caracterizado por ser uma forma mórbida de obtenção de prazer, já que a satisfação acontece através do sofrimento alheio. Quem apresenta esse comportamento é chamado de sádico.

A palavra sadismo também pode ser usar usada mais informalmente para se referir a uma pessoa que tem como característica ser excessivamente má ou cruel.

O comportamento recebeu esse nome em referência ao Marquês de Sade (1740 - 1814), escritor francês conhecido por sua libertinagem e por escrever obras de forte cunho sexual.

Leia também o significado de libertinagem.

O sadismo na Psicologia

A característica de sadismo já foi identificada pela Psicologia como um transtorno de personalidade. Entretanto, atualmente, a classificação já não é mais considerada.

O sadismo pode ser percebido em diferentes contextos e intensidades, ou seja, as pessoas sádicas podem ser enquadradas em diferentes graus.

Sabe-se, por exemplo, que em determinados transtornos de comportamento, a característica do sadismo pode estar presente. Os casos de assassinos em série (serial killers) podem ser um exemplo.

Conheça mais sobre os significados de serial killer, psicopata e psicose.

Entretanto, também existem outras maneiras de manifestação dessas características, de forma mais amena. Trata-se de pessoas que são capazes de cometer "pequenas maldades" em sua vida rotineira.

Características de pessoas sádicas

Conforme a Psicologia, existem algumas características que são comuns à maioria das pessoas sádicas. As principais formas de comportamento que podem ser identificadas são as seguintes:

  • facilidade de ter atitudes cruéis e agressivas em relação a outras pessoas ou animais,
  • interesse obsessivo por assuntos ligados a armas, atos de violência ou de tortura,
  • capacidade de intimidação,
  • prazer em dominar e submeter outras pessoas a sua vontade,
  • satisfação em presenciar o sofrimento alheio,
  • facilidade para humilhar outras pessoas,
  • comportamento agressivo e violento com animais.

Sadismo sexual

O sadismo sexual é a aplicação dos comportamentos típicos do sadismo com o objetivo de atingir prazer sexual. Nessa prática, atitudes como submissão, sofrimento e violência podem ser utilizadas.

O comportamento pode ser caracterizado muitas vezes por atos de violência (física ou psicológica), o que causa prazer aos praticantes.

A psicologia entende que esses comportamentos são explicados pelo desejo de satisfação de sentimentos relacionados com controle e domínio sobre outras pessoas.

É interessante saber que o sadismo sexual não é uma consequência inseparável do comportamento sádico, ou seja, a maioria das pessoas que apresentam características de sadismo em seu comportamento não será necessariamente adepta da prática do sadismo sexual.

Veja também o significado de Psicologia.

Data de atualização: 12/09/2019.