Significado de Psicologia reversa

O que é Psicologia reversa:

Psicologia reversa é o nome de uma técnica de persuasão, onde o objetivo pretendido é apresentado de modo contrário ao que realmente se deseja.

Em outras palavras, a psicologia reversa é um jogo de paradoxos, quando um indivíduo que deseja conquistar algo de alguém, fala e age de modo contrário as suas intenções, confundindo a “pessoa-alvo” e levando-a a fazer exatamente aquilo que o persuasor deseja.

No entanto, este indivíduo acredita que está fazendo o oposto daquilo que está sendo ordenado, pois deste modo foi encenado pelo persuasor.

Por exemplo:

- “João, vai lavar a louça?

- “Não quero!

- “Ok, deixa… Você não sabe lavar nada direito mesmo!

- “Claro que sei!

- “Sabe nada, és muito porco!

- “Mentira! Vou lavar a louça e vais ver como limpo direito!

A psicologia reversa é mais facilmente aplicada com as crianças, principalmente aquelas que são mais rebeldes e têm grandes dificuldades em aceitar ordens.

Ver mais sobre o significado de Psicologia infantil.

A psicologia reversa também é conhecida por psicologia inversa, justamente pelo fato da pessoa ordenada por outro indivíduo fazer o oposto daquilo que lhe foi pedido.

A explicação para este comportamento está na premissa de que a maioria das pessoas detestam ter a sua liberdade de ação restringida, quando são ordenadas a fazer algo que não lhes agrada.

Ver sobre o significado de Psicologia

O significado de Psicologia reversa está na categoria: Geral