Diferença entre conserto e concerto

Conserto é o mesmo que reparar ou corrigir algo, enquanto que concerto é sinônimo de uma sessão musical, formada pela união harmoniosa de vários sons. 

Como dito, o significado de conserto é referente ao ato de consertar, ou seja, de reparar, remendar, corrigir, solucionar e restituir algo ou alguma coisa que estava quebrada, por exemplo.

Exemplo: “O conserto do meu celular foi barato” ou “Pedi ao meu pai para pôr no conserto o meu violão”.

O termo conserto ainda pode estar relacionado com o ato de pôr em ordem ou organizar melhor determinada coisa que estava bagunçada.

Exemplo: “Hoje limpei a casa e dei um conserto na bagunça”.

Ver também: significado de consertar.

Por outro lado, concerto (com a letra “c”) é comumente usado para indicar uma sessão musical, agindo como um sinônimo de orquestra, espetáculo ou show musical.

Exemplo: “Já estão a venda os bilhetes para os concertos de verão”.

Pouca gente sabe, mas o substantivo concerto é derivado do verbo concertar, que é pouco utilizado na língua portuguesa falada no Brasil hoje em dia. Neste caso, esta palavra assume o significado de “soar harmoniosamente” ou “combinar ordenadamente”, além de “harmonizar” e “conciliar”.

Como visto, ambas as palavras – conserto e concerto – existem na língua portuguesa e estão corretas, mas possuem significados distintos e devem ser usadas de acordo com o contexto correspondente.

De acordo com a gramática portuguesa, conserto e concerto são classificadas como palavras homófonas, pois possuem a mesma pronúncia, mas são escritas com grafias diferentes.

Diferença entre conserto e concerto está na categoria: Língua Portuguesa