Drop Shipping: o que é, exemplos, vantagens e desvantagens

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Drop shipping (ou estoque na fonte) é um método de organização logística no qual o estoque e envio dos produtos fica sob responsabilidade do fornecedor, e não do revendedor.

O drop shipping funciona da seguinte forma: o cliente faz o pedido do produto sob qualquer forma (internet, telefone, loja física, etc.). A loja recebe o pagamento e repassa o pedido ao fornecedor ou fabricante, que mantém o estoque e é o responsável por enviar o produto ao cliente.

Drop Shipping

Exemplo:

Josué encomenda um buquê de flores do site “Portal das Flores”, pagando um total de R$50,00. O site repassa o pedido para a floricultura “Esquina das Rosas”, pagando ao fornecedor o valor de R$30,00.

A floricultura então retira o produto do estoque e o envia diretamente a Josué. No fim da transação, o site “Portal das Flores” lucrou R$20,00.

A maioria dos revendedores que adotam o drop shipping retiram seu lucro da diferença entre o valor pago pelo cliente e o valor pago ao fornecedor. No entanto, existem também revendedores que lucram através de comissões pagas pelo fornecedor.

O drop shipping pode ser utilizado de forma eventual (quando o revendedor não adotou como modelo fixo). Geralmente isso ocorre quando um pequeno negócio recebe um pedido muito grande ou quando se trata de produtos caros, cuja manutenção em estoque seria dispendiosa para o revendedor.

O modelo de negócio do drop shipping foi inventando em 2006 nos Estados Unidos e embora seja voltado principalmente para lojas virtuais, nada impede que lojas físicas utilizem a técnica.

Alguns exemplos de empresas que utilizam o drop shipping são Deal Extreme, GearBest e DHGate.

Vantagens do drop shipping

A principal vantagem do drop shipping é que o sistema viabiliza o surgimento de pequenos negócios que não possuem estrutura para manter estoques ou providenciar o envio dos produtos.

O modelo oferece custos bem menores para o revendedor já que a manutenção do estoque e o envio fica por conta do fornecedor. Dessa forma, ao revendedor cabe concentrar-se apenas na comercialização do produto.

Outra forma de economia trazida pelo drop shipping é o corte de gastos duplicados com manutenção, embalamento e envio. Em outros negócios, os produtos passam por esse processo duas vezes: do fornecedor para o revendedor e do revendedor para o cliente.

O drop shipping oferece um nível maior de segurança ao revendedor, uma vez que o mesmo não tem gastos com a obtenção de estoques. Desse modo, todos os recursos são destinados à promoção do produto.

O drop shipping também permite que o revendedor tenha um catálogo de produtos muito mais extenso e, consequentemente, um público-alvo mais amplo.

Desvantagens e riscos do drop shipping

Além da forte concorrência, as principais desvantagens e riscos do drop shipping decorrem das falhas de comunicação entre o revendedor e o fornecedor.

Frequentemente os dados de estoque que o revendedor possui não estão totalmente atualizados e quando o cliente fecha o negócio, o produto não está disponível. Isso acarreta o prolongamento do prazo de entrega e eventual cancelamento do pedido, refletindo negativamente no revendedor.

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