Significado de Embasamento

O que é Embasamento:

Embasamento é o alicerce, a base e o fundamento de algo ou alguma coisa. No âmbito da arquitetura, esta palavra é usada como sinônimo da sustentação que é feita numa construção.

A partir do seu sentido figurado, embasamento ainda pode significar tudo aquilo que serve para fundamentar algo, como conceitos, ideias e etc.

Por exemplo, o embasamento científico consiste em todo o tipo de conteúdo científico que serve como argumento válido para justificar ou defender determinada ideia, conceito, teoria e etc, do ponto de vista da ciência.

O embasamento jurídico representa tudo aquilo que tem como base o ordenamento da justiça, ou seja, de conhecimento da lei jurídica. Quando se diz que determinada situação tem embasamenton jurídico, por exemplo, significa que tem validade e reconhecimento do ponto de vista da Justiça.

Alguns dos principais sinônimos de embasamento são: base, fundamento, princípio, rudimento, alicerce, fundação, estrutura, sustentação e sustentáculo.

Embasamento teórico

Consiste no conjunto de referências bibliográficas que servem para dar fundamento a um artigo, tese ou trabalho que crie uma nova análise ou teoria sobre determinado assunto. É usado principalmente em trabalhos científicos e acadêmicos.

O embasamento teórico também é conhecido como referencial teórico ou referência bibliográfica.

Ver também: significado de Referencial teórico.

Data de atualização: 10/03/2017.