Significado de Tristeza

O que é a Tristeza:

Tristeza é um sentimento e condição típica dos seres humanos, caracterizado pela falta da alegria, ânimo, disposição e outras emoções de insatisfação.

Todos os seres humanos ficam ou já ficaram tristes em algum momento de suas vidas. Está é uma condição natural de todos os indivíduos.

A tristeza pode se apresentar em diferentes graus de intensidade, variando desde a tristeza passageira, que normalmente dura alguns minutos ou horas, à tristeza profunda, que pode persistir por vários dias ou semanas, além de ser um sinal de problemas mais complexos, como a depressão.

Vários podem ser os motivos que desencadeiam sentimentos de tristeza, como uma desilusão amorosa, a perda de um emprego, a morte de um amigo ou familiar e outras situações que sejam encaradas de modo negativo pela pessoa, fazendo com que seja afetada psicologicamente.

Entre os principais sintomas da tristeza está o desânimo, a falta de vontade de desempenhar tarefas rotineiras e de conviver socialmente.

De acordo com psicólogo norte-americano Paul Ekman, a tristeza é um das “seis emoções básicas” do ser humano, assim como a felicidade, a raiva, a surpresa, o medo e o nojo.

Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim tristitia, palavra que designava o “estado de desânimo” ou “aspecto infeliz”.

Ver também o significado de melancolia.

Tristeza profunda e depressão

Muitas pessoas confundem o significado de depressão com o de tristeza profunda, embora ambas tenham algumas características semelhantes.

A depressão é uma doença psicológica de caráter neuroquímico, ou seja, o indivíduo depressivo não precisa de nenhum motivo específico que lhe cause o sentimento de tristeza.

Já a tristeza profunda tem a sua causa relacionada com algum acontecimento (ou uma série deles) que afeta intensamente o indivíduo.

Resumidamente, a depressão é uma condição mais profunda e complexa, enquanto a tristeza profunda, mesmo durando algum tempo, tende a passar.

Saiba mais sobre o significado da depressão.

Veja também os oito principais tipos de emoções humanas.

Data de atualização: 12/12/2017.