Significado da Energia química

O que é a Energia química:

Energia química é um tipo de energia que está armazenada em todas as matérias com ligações químicas, sendo liberada a partir da quebra dessas ligações.

Por estar contida em determinadas matérias, a energia química também pode ser considerada uma energia potencial. Para que haja a libertação da energia química é necessário que ocorra uma interferência forte sobre a matéria, alterando a condição das ligações químicas desta.

As fontes de energia química são bastante comuns, estando em praticamente todas as coisas existentes no planeta, inclusive no corpo dos seres humanos.

Aliás, a libertação da energia química é essencial para a vida humana, pois ela é a responsável por garantir os batimentos cardíacos, manter o sistema respiratório ativo, entre outros movimentos que necessitam de força para seres realizados. 

Ver também: significado da Energia cinética.

Pelo fato de estar contida em todas as matérias com ligações químicas, a energia química também está presente nos alimentos. No entanto, esta energia só é liberada durante o processo de digestão do alimento, quando os sucos gástricos do estômago decompõem as ligações químicas da comida ingerida e, consequentemente, liberta a energia necessária para o funcionamento do corpo humano.

Saiba mais sobre Energia.

Exemplos de energia química

A energia química também é libertada durante o processo da fotossíntese das plantas, produzindo açúcar e oxigênio.

O fogo gerado a partir da combustão de determinada matéria também é o resultado da libertação da energia química desta. Dependendo das ligações químicas que formam a matéria em questão, poderá haver a maior ou menor libertação de calor e luz quando provocada a sua combustão.

Como quase todos os elementos da natureza são dotados de ligações químicas, assim sendo, a energia química pode ser ativada a partir de diferentes matérias e métodos.

As reações químicas que libertam esse tipo de energia costumam ser classificadas em: endotérmicas e exotérmicas.

As endotérmicas são aquelas que absorvem o calor para que haja a produção da energia química, enquanto que as exotérmicas são as reações onde há a libertação da energia em forma de calor.

Ver também: o significado de Energia térmica e da Energia nuclear

O significado da Energia química está na categoria: Ciência