Gênero: o que é, conceito e a diferença de sexualidade

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

Gênero é um conceito que diz respeito aos papéis sociais e comportamentos que culturalmente foram associados ao sexo biológico das pessoas.

Por exemplo, uma pessoa que nasce com o sexo biológico feminino e é criada e socializada como uma menina. Isso quer dizer que, será ensinada a brincar de boneca, usar roupas femininas, ter comportamentos e gostos considerados femininos.

Entretanto, esse comportamento não é inerente ao sexo biológico. É algo construído socialmente. Pessoas que nasceram com órgãos sexuais femininos não necessariamente vão gostar ou se identificar com o universo feminino.

Quando uma pessoa sente que seu gênero corresponde ao seu sexo biológico, dizemos que se trata de uma pessoa cisgênero, mulher cisgênero ou homem cisgênero.

Porém, quando uma pessoa não identifica o seu gênero como correspondente ao sexo que lhe foi atribuído ao nascimento, trata-se de uma pessoa transgênero, uma mulher trans, um homem trans ou uma pessoa não binária.

Por ser um papel social, o gênero pode ser construído e desconstruído, ou seja, é entendido como algo mutável e não limitado. É um conceito que abrange a diversidade das experiências humanas.

O que é a identidade de gênero

Identidade de gênero é o nome dado para como uma pessoa se sente em relação ao seu gênero. Trata-se da sensação interna de cada pessoa.

O conceito não está relacionado com os fatores biológicos, mas sim com a identificação pessoal do indivíduo com determinado gênero (masculino, feminino ou outros tipos de identidade de gênero).

Por exemplo, uma pessoa que biologicamente nasceu com o sexo masculino, mas que se identifica com o gênero feminino, passa a ser reconhecida como uma mulher. Esta pessoa é denominada transgênera.

As identidades de gênero são diversas, as mais conhecidas são: homem cisgênero, mulher cisgênero, homem transgênero, mulher transgênero e pessoas não binárias.

As pessoas não-binárias não se identificam nem com o gênero masculino, nem com o feminino, podem se identificar com os dois ou em um momento com um, e depois com outro gênero.

Descubra mais sobre o que é identidade de gênero, transgênero e a diferença entre cisgênero e transgênero.

Diferenças entre gênero e sexualidade

Sexualidade e gênero são conceitos distintos. A sexualidade é a atração emocional, romântica ou sexual que uma pessoa sente em relação a outras.

O gênero está associado à identidade e aos papéis sociais, ou seja, comportamentos, atividades e expectativas construídas culturalmente para serem associadas ao que é ser homem, mulher ou outro gênero.

É incorreto relacionar a identidade de gênero com a orientação sexual. Existem pessoas transexuais, por exemplo, que podem ser heterossexuais, homossexuais, bissexuais ou mesmo pansexuais, assim como acontece com as pessoas cisgênero.

Veja também o que é ser hétero,

O que é a ideologia de gênero

O termo "ideologia de gênero" é uma forma pejorativa de se referir as questões de gênero. É utilizado como uma crítica ao debate sobre a diversidade de gênero e a luta de pessoas trans pelo reconhecimento de suas identidades.

Os críticos da identidade de gênero acreditam que essa identidade é definida pelo sexo biológico de uma pessoa, inviabilizando a existência de pessoas trans.

Entretanto, o que os especialistas da Antropologia, Ciências Sociais e Psicologia, que estudam questões de gênero, afirmam é que os papéis de gênero são produtos histórico-culturais, definidos ao longo dos anos por uma perspectiva patriarcal e heteronormativa.

Saiba mais sobre ideologia, desigualdade de gênero e a diferença entre orientação sexual e identidade de gênero.

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar