Gênero

O que é gênero:

Gênero pode ser definido como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o gênero feminino.

De acordo com a definição “tradicional” de gênero, este pode ser usado como sinônimo de “sexo”, referindo-se ao que é próprio do sexo masculino, assim como do sexo feminino.

No entanto, a partir do ponto de vista das ciências sociais e da psicologia, principalmente, o gênero é entendido como aquilo que diferencia socialmente as pessoas, levando em consideração os padrões histórico-culturais atribuídos para os homens e mulheres.

Por ser um papel social, o gênero pode ser construído e desconstruído, ou seja, pode ser entendido como algo mutável e não limitado, como define as ciências biológicas.

Nos estudos biológicos, o conceito de gênero é um termo utilizado na classificação cientifica e agrupamento de organismos vivos, que formam um conjunto de espécies com características morfológicas e funcionais, refletindo a existência de ancestrais comuns e próximos.

Por exemplo, o “homo sapiens” é o nome da espécie humana a qual pertence ao gênero “homo”.

O que é a Identidade de Gênero?

Consiste no modo como determinado indivíduo se identifica na sociedade, com base no papel social do gênero e no sentimento individual de identidade da pessoa.

O conceito da identidade de gênero não está relacionado com os fatores biológicos, mas sim com a identificação do indivíduo com determinado gênero (masculino, feminino ou ambos).

Por exemplo, uma pessoa que biologicamente nasceu com o sexo masculino, mas que se identifica com o papel social do gênero feminino, passa a ser socialmente reconhecida como uma mulher. Esta pessoa é denominada transgênera, pois possui uma identidade de gênero diferente da biológica.

É incorreto, no entanto, relacionar a identidade de gênero com a orientação sexual. Existem pessoas transexuais, por exemplo, que podem ser heterossexuais, homossexuais ou bissexuais, assim como acontece com as pessoas cisgênero.

Descubra mais sobre Hétero, Identidade de gênero, transgênero e entenda a diferença entre cisgênero e transgênero.

O que é a Ideologia de Gênero?

O termo "ideologia de gênero" é utilizado como crítica ao debate sobre as diferentes identidades de gênero e a luta por seu reconhecimento, compreendidas como um discurso de viés ideológico.

Assim, a oposição à suposta ideologia de gênero é fundamentado na crença de que a identidade de gênero é também definida pelo sexo biológico de uma pessoa.

Por outro lado, a ideia da identidade de gênero classifica os papéis do gênero como um produto histórico-cultural e político, definido ao longo dos anos e pautado por uma perspectiva de sociedade patriarcal e heteronormativa.

De acordo com este pensamento, as pessoas nascem iguais e, ao longo da vida, vão construindo a sua própria identidade, seja como homem, mulher ou ambos.

Atualmente, esta ideia continua a não ser facilmente aceita pela maioria da sociedade, daí a utilização do termo "ideologia" e não identidade.

Saiba mais sobre ideologia e desigualdade de gênero.

Atualizado em