Significado de Autótrofos

O que são Autótrofos:

Autótrofos são os seres vivos que produzem o seu próprio alimento, ou seja, são capazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos através de fotossíntese ou quimiossíntese. 

A palavra "autótrofo" vem dos termos gregos autos = próprio e trophos = alimentar.

São organismos autótrofos os vegetais, as algas e algumas bactérias. Estes seres constituem a base de uma cadeia alimentar e servem de alimento para os demais seres vivos que não são capazes de produzir seu próprio alimento (heterótrofos).

Numa cadeia alimentar, os seres autótrofos são geralmente denominados produtores, enquanto que os organismos heterótrofos podem desempenhar o papel de consumidores ou decompositores.

Seres Autótrofos e a Fotossíntese

A fotossíntese é o processo pelo qual os vegetais, organismos autótrofos, sintetizam o seu próprio alimento, formando moléculas de glicose que serão posteriormente usadas para construir e manter as suas atividades celulares.

Fotossíntese é um fenômeno químico em que a energia luminosa é transformada em energia química, através de uma série de reações químicas complexas. 

A palavra fotossíntese significa compor substâncias a partir da luz, onde "foto" = luz e "síntese" = sintetizar. Pode ser representada pelo seguinte equação química:

Outros seres autótrofos que não realizam fotossíntese retiram energia de reações químicas inorgânicas, num processo denominado quimiossíntese.

Data de atualização: 05/06/2015. O significado de Autótrofos está na categoria: Ciência