Significado de Nomenclatura

O que é Nomenclatura:

Nomenclatura é o conjunto de nomes e designações usados no âmbito de uma area específica do conhecimento. Também pode se referir a lista de verbetes que formam um glossário, dicionário, vocabulário, etc.

A nomenclatura de determinada area do saber, por exemplo, se diferencia por seguir uma série de regras e metodologias que são próprias da sua respectiva disciplina. Por exemplo, na nomenclatura dos seres vivos, em biologia, o nome das espécies deve sempre ser em latim. 

Alguns dos principais sinônimos de nomenclatura são: terminologia, vocabulário, glossário, listagem, catálogo e repertório.

Nomenclatura química

A nomenclatura química se refere ao método sistemático para nomear os compostos orgânicos. De acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC - International Union of Pure and Applied Chemistry (União Internacional de Química Pura e Aplicada), os nomes dos compostos orgânicos devem seguir a seguinte regra: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).

Ressalta-se que as regras da nomenclatura dos compostos orgânicos se diferenciam de acordo com a substância. Por exemplo, a nomenclatura para os alcanos é diferente da dos ácidos. 

Nomenclatura dos Seres Vivos

Nos estudos biológicos, a nomenclatura dos seres vivos consiste no nome científico dado às diferentes espécies de organismos existentes na Terra. O uso de uma nomenclatura científica é essencial para internacionalizar os estudos, pois todos os idiomas aceitam e reconhecem estes nomes.

Segundo a regra de nomenclatura científica dos seres vivos, cada espécie deve ser composta por dois nomes em latim, sendo o primeiro em maiúscula, referente ao gênero, e o segundo em minúscula, referente ao epíteto específico. Por norma, o nome do gênero e da espécie devem ser escritos em itálico ou sublinhados.

Ver também: significado de Taxonomia.

O significado de Nomenclatura está na categoria: Geral