Significado de Homonímia

O que é Homonímia:

Homonímia são palavras que possuem a mesma grafia ou a mesma pronúncia, mas com significados diferentes entre si.

A homonímia está inserida nos estudos semânticos da língua portuguesa. Etimologicamente, este termo surgiu do grego homós, que quer dizer “igual”, e ónymon, que significa “nome”.

Tipos de homonímias

Existem três principais tipos de homonímias:

  • Homônimas homógrafas: são as palavras que com a mesma grafia, mas com pronúncia e significados distintos. Exemplo: “gosto” (substantivo) e “gosto” (verbo gostar) / “este” (ponto cardeal) e “este” (pronome demonstrativo).
  • Homônimas homófonas: são palavras iguais na pronúncia, mas diferentes na grafia e no significado. Exemplo: “sessão” (período de tempo) e “seção” (departamento) / “cela” (substantivo) e “sela” (verbo).
  • Homônimos perfeitos: são as palavras com a mesma grafia e pronúncia, mas com significados diferentes. Exemplo: “verão” (verbo) e “verão” (substantivo) / “cedo” (verbo) e “cedo” (advérbio). Homonímia e paronímia Homonímia e polissemia Saiba mais sobre o significado de polissemia.

Homonímia e paronímia

Muitas pessoas confundem as palavras homônimas com as parônimas, na classificação semântica, mas existe uma sútil diferença entre as duas definições.

As palavras homônimas são aquelas que possuem exatamente a mesma grafia ou pronúncia, mas com significados diferentes.

No entanto, as palavras parônimas são aquelas que se assemelham na grafia ou pronúncia, também possuindo significados distintos.

Por exemplo, os termos "descrição" e "discrição" possuem grafia e pronúncia quase idênticos, sendo assim classificados como parônimos.

Homonímia e polissemia

A definição das palavras homônimas e polissêmicas são bastante confundidas.

Uma palavra polissêmica é aquela que possui vários significados diferentes. Por exemplo, a palavra “letra” é polissêmica, pois pode significar o elemento básico do alfabeto, a caligrafia de um indivíduo ou o texto de uma canção.

Já os termos classificados como homônimos são duas ou mais palavras, com origem e significados distintos, mas com a grafia ou a pronúncia iguais.

A palavra “grama”, por exemplo, pode ser tanto uma unidade de massa, como um sinônimo para relva.

O que faz com que este termo seja homônimo e não polissêmico é o fato da palavra não possuir a mesma origem etimológica para ambos os significados, mesmo possuindo pronúncia e grafia idênticos.

Saiba mais sobre o significado de polissemia.

Data de atualização: 29/08/2019.