Evolução dos computadores: gerações da história da informática

Juliana Theodoro
Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

A evolução dos computadores é um processo que teve início no século XVII, com o surgimento da primeira calculadora, e dura até os dias de hoje. Estando sempre em atualização.

A história dos computadores costuma ser divida em quatro gerações. Abordando a criação das primeiras calculadoras mecânicas até o uso em massa dos computadores pessoais, comuns na atualidade.

Evolução dos computadores

Evolução dos computadores

Apesar da popularidade e importância dos computadores pessoais, os primeiros computadores tinham um propósito diferente: suprir a necessidade de realizar contas complexas em menos tempo. Eram grandes máquinas de calcular.

O avanço da tecnologia e a descoberta de materiais melhores e menores como componentes, fez com que os computadores assumissem outras funções, como os chamados sistemas embarcados, que são computadores com uma função específica. Câmeras fotográficas ou Smart TVs são considerados sistemas embarcados.

Ou sistemas críticos, que são computadores responsáveis pelo controle e aviso de situações de risco, são as máquinas presentes em aviões, espaçonaves ou usinas nucleares. Até chegar nos computadores pessoais atuais. Veja como foi a evolução:

Primeira geração

Programadoras trabalham no ENIAC.
Programadoras trabalham no ENIAC, em 1946.

A primeira geração de computadores surgiu entre a década de 1940 e o final dos anos cinquenta, era composta por máquinas grandes e pesadas. Tratavam-se de calculadoras gigantes que conseguiam realizar cálculos em cerca de 5 segundos.

Os computadores da primeira geração usavam válvulas eletrônicas, diferente das calculadoras anteriores que usavam elementos mecânicos ou eletromecânicos.

O computador mais famoso da primeira geração foi o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), de 1943. O ENIAC conseguia realizar em 30 segundos cálculos que antes demoravam 12 horas. Pesava 30 toneladas e foi criado para calcular trajetórias táticas durante a II Guerra Mundial, porém só ficou operacional após o fim da guerra.

Segunda geração

Teste 3
Programadores trabalham no IBM T04, em 1957.

A segunda geração de computadores abrangeu a tecnologia usada entre o final da década de 1950 até 1965. A segunda geração foi a responsável pelo uso dos transistores, em vez de válvulas eletrônicas. Foi a utilização dos transistores que fez com que os computadores diminuíssem de tamanho.

Os computadores dessa geração chegavam a ser 100x menores que os anteriores e consumiam menos energia. O IBM94, por exemplo, já pesava menos de 1 tonelada. Pertence à segunda geração, o primeiro computador comercial: IBM 608, de 1957.

Em 1960, surgiram os circuitos integrados, que combinavam em um único dispositivo centenas de transistores. Os transistores passaram a ser colocados dentro de pastilhas de silício, que têm boa condutividade e são seguras. Isso possibilitou que computadores menores e mais rápidos fossem construídos.

Terceira geração

Computadores da terceira geração.
Os teclados passam a compor os computadores a partir da terceira geração. 1968.

A terceira geração vai de 1965 até 1975. Foi a responsável pela popularização dos circuitos integrados e dos materiais de silício, que aumentaram a velocidade e a eficiência. Foi também o início do uso dos chips, dos teclados e dos monitores, os computadores passaram a ter uma aparência mais próxima do que se conhece hoje.

Na década de 1970, também foram criados os primeiros microprocessadores. O IBM System 360 foi o computador que se destacou no período. Foi criado com objetivos comerciais e era voltado para empresas. Foi inovador no conceito de modularidade, ou seja, as empresas compradoras poderiam escolher um modo de funcionamento conforme o seu negócio.

Quarta geração

A utilização de computadores da quarta geração: computadores pessoais.
A principal característica da quarta geração é o uso em massa dos computadores pessoais.

A quarta geração dos computadores começou em 1975 e vai até à atualidade. Foi marcada pela popularização dos computadores pessoais. Os computadores e seus componentes ficaram ainda menores, com o surgimento dos microcomputadores, microprocessadores e microchips.

Também é na quarta geração que as gigantes da informática Apple e Microsoft surgem. O tipo de interface gráfico conhecida hoje também é construído nesse período, assim como a utilização do mouse.

Existe uma quinta geração de computadores?

Alguns estudiosos indicam que já se teria iniciado uma quinta geração no processo de evolução dos computadores, porém essa análise não é um consenso. A quinta geração teria como características processadores com mais núcleos, uma maior potência aliada à busca por formas de reduzir o consumo de energia, em uma tentativa de diminuir o impacto ambiental.

Assim como o crescimento da inteligência artificial e da computação quântica, que são computadores cujo funcionamento é baseado em leis da física quântica.

Resumo da evolução da tecnologia dos elementos dos computadores:

Mecânicos → Eletromecânicos → Válvulas eletrônicas → Transistores

História da Informática

A informática começou no ano de 1642 com o surgimento da primeira calculadora automática, criada por Blaise Pascal. Na época, havia a necessidade uma tecnologia que conseguisse realizar cálculos com algoritmos.

Antes da criação de Pascal, existiram outras máquinas e utensílios capazes de realizar cálculos, um dos mais famosos (e antigos) é o Ábaco, que utilizava pedras para fazer contas. A palavra cálculo tem sua origem no latim, e significa pedra. Entretanto, diferente das anteriores, a calculadora de Pascal era automática.

Com o decorrer dos anos, as calculadoras conseguiram realizar contas mais complexas e com mais algoritmos. A Máquina de Leibniz, de 1672, conseguia realizar as quatro operações matemáticas O seu criador, Gottfried Wilhelm Leibniz, foi o responsável pelo sistema de numeração binário moderno.

Outra calculadora importante foi o Aritmômetro, de 1851, que foi a primeira produzida comercialmente. Foi considerada uma das calculadoras mais confiáveis da época.

Durante a Revolução Industrial na Inglaterra, foi criada a calculadora chamada de Engenho Diferenças ou Máquina Diferencial de Babbage. O maquinário era capaz de realizar equações polinômicas, recebia, processava, armazenava e exibia dados. É considerado um dos maquinários pioneiros para a indústria realizada com máquinas.

É com o lançamento dessa máquina que a computação e a informática que se conhece atualmente começa a tomar forma. Por isso, Babbage é considerado o pai do computador.

Veja mais sobre Informática e seus conceitos básicos e quais são os meios de comunicação.

Juliana Theodoro
Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar