Significado de Exclusão social

O que é Exclusão social:

Exclusão social é um termo que caracteriza o distanciamento de uma pessoa ou grupo que esteja em situação desfavorável ou vulnerável em relação aos demais indivíduos e grupos da sociedade.

Este fenômeno normalmente compreende a privação desta pessoa ou grupo de todas as instâncias da vida social por alguma razão.

Normalmente, ela está relacionada a uma condição do capitalismo contemporâneo, caracterizada como uma falha de organização social, impulsionado pela estrutura desse sistema econômico e político.

As pessoas e os grupos que vivem nesta condição de exclusão social normalmente são marginalizadas pela sociedade por diversas razões, sofrendo preconceitos pela diferença de condição social, raça, religião, gênero, orientação sexual, escolhas de vida, entre outros.

Estes grupos, em muitos casos, acabam sendo isolados em espaços onde eles convivem somente entre si, como uma forma de segregação.

Estas condições de preconceito e afastamento da vida social pode afetar alguns aspectos da vida das pessoas que vivem em exclusão social, acarretando em outros problemas como o isolamento social e até problemas psicológicos como a depressão.

A exclusão social e os problemas gerados por ela são muito explícitos no dia-a-dia e a responsabilidade pela solução deste fenômeno se divide entre o governo e a sociedade, por meio de políticas públicas de incentivo a reinclusão destas pessoas nas atividades sociais.

Medidas de inclusão social podem ser formuladas e aplicadas para melhorar a situação destes grupos que vivem em situação de exclusão e para que eles possam estar plenamente inseridos na sociedade.

Veja também o significado de Desigualdade Social e Pobreza.

Formas de Exclusão Social

A exclusão social se apresenta de diversas formas, dentre as quais, podemos destacar:

  • Exclusão cultural e étnica: ela é direcionada às minorias étnicas e culturais. Ex: as comunidades indígenas.
  • Exclusão econômica: determina a exclusão de pessoas que possuam rendas inferiores. Ex: os pobres.
  • Exclusão etária: designa a exclusão por idades. Ex: crianças e idosos.
  • Exclusão sexual: este tipo de exclusão é determinada pelas diferentes orientações sexuais. Ex: a exclusão dos transexuais.
  • Exclusão de gênero: é relativa ao gênero masculino e feminino. Ex: a exclusão das mulheres.
  • Exclusão patológica: exclusão relativa às doenças. Ex: os portadores de HIV.
  • Exclusão comportamental: ela direciona a exclusão sobre os comportamentos destrutivos. Ex: dos indivíduos toxicodependentes.

Exclusão social no Brasil

No Brasil, esta problemática social decorre de um processo com raízes históricas desde a colonização, onde ao longo deste processo, ocorreram situações de exclusão que foram determinantes para a sociedade brasileira, como a escravidão, por exemplo.

Esta marca estrutural foi se apresentando em diversos períodos da história do país, onde os processos sociais eram pautados por esta lógica excludente e evidenciou-se ainda mais esta situação.

No país, os grupos que ainda sofrem com a exclusão social destacam-se pelas escolhas relacionadas com a sexualidade, religião e culturas. Comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas também são inclusas nestas situações.

Nas últimas décadas, políticas públicas e projetos de inclusão social desenvolvidos foram importantes para que estes distanciamentos sejam cada vez menores. Movimentos sociais também foram sendo criados para dar voz à estes grupos e através deles, muitos direitos foram conquistados, como as cotas raciais para ingressar nas universidades.

Veja mais sobre o significado de Movimento Social.

O significado de Exclusão social está na categoria: Geral