Significado de Intolerância

O que é a Intolerância:

Intolerância é o mesmo que ausência de tolerância, característica que corresponde a falta de compreensão ou aceitação em relação a algo.

Uma pessoa que age com intolerância é chamada de intolerante e, por norma, apresenta um comportamento de repulsa, repugnância e ódio por determinada coisa que lhe seja diferente.

Do ponto de vista social, as pessoas intolerantes não conseguem aceitar divergentes pontos de vista, ideias ou culturas, principalmente pelo fato de não compreenderem a diversidade do qual é formado o mundo.

Ver também: significado de Tolerância.

No âmbito médico, a intolerância representa a dificuldade que o organismo humano tem em digerir determinadas substâncias não-tôxicas, provocando como consequência algumas reações alérgicas no corpo. A pessoa que tem intolerância à lactose, por exemplo, não consegue digerir esta substância por quê o seu organismo tem ausência de lactase, uma enzima responsável por fazer esta digestão.

A intolerância alimentar, de modo geral, consiste na reação adversa que a pessoa apresenta em seu organismo ao consumir determinado tipo de alimento, como lacticínios, amendoins, mariscos e etc.

Intolerância religiosa

É a discriminação e preconceito praticado contra pessoas e grupos que manifestam diferentes crenças ou religiões. A intolerância religiosa consiste na falta de compreensão sobre o direito que cada ser humano tem de expressar a sua crença religiosa.

Vale lembrar que a intolerância religiosa não tem como alvo apenas outras religiões, mas também as pessoas que não seguem nenhum tipo de doutrina religiosa (ateus e agnósticos, por exemplo).

Saiba mais sobre a Intolerância religiosa.

O significado de Intolerância está na categoria: Língua Portuguesa