Machismo
Machismo é o comportamento, expresso por opiniões e atitudes, de alguém que recusa a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros.
O machismo favorece e enaltece o sexo masculino sobre o feminino. Machista é o indivíduo que exerce o machismo.
No pensamento machista existe um "sistema hierárquico" de gêneros, em que o masculino está em posição superior ao feminino. Ou seja, o machismo é a ideia errônea de que os homens são "superiores" às mulheres.
A ideologia do machismo está impregnada nas raízes culturais da sociedade há séculos, tanto no sistema econômico e político, como nas religiões, na mídia e no núcleo familiar. Este último é apoiado no regime patriarcal, no qual a figura masculina (o pai) representa a liderança.
Assim, a mulher é colocada em estado de submissão ao homem. Ela perde o seu direito a liberdade completa e acaba sendo forçada a assumir papéis de servidão e assistência às vontades do marido ou do pai, caracterizando um tradicional regime patriarcal.
O ideal machista divide o mundo em "o que é feminino" e "o que é masculino", como profissões, trejeitos, expressões, manifestações, comportamentos, emoções, entre outros.
Conforme a convenção social do machismo, o homem deve seguir o estereótipo masculino, enquanto a mulher deverá agir segundo o que foi pré-definido como feminino.
Não são apenas as mulheres que sofrem com o machismo, como forma de preconceito. Os homens homossexuais, ou mesmo os heterossexuais que se classificam como metrossexuais, por exemplo, também são alvos de exclusão na sociedade machista.
Quando um homem foge às ditas "regras da masculinidade", já pode ser enquadrado como alvo de preconceito em uma sociedade machista.
Na mídia moderna, o machismo aparece quando a figura da mulher é apresentada como um "objeto sexual", de satisfação e prazer para os homens, com o intuito de venda.
Numa conotação informal, o machismo ainda pode significar o ato de ser macho, másculo ou um excesso exagerado de macheza e virilidade.
Saiba mais sobre o que é submissão e o que é metrossexual.
Feminismo
O feminismo é um movimento social, filosófico e político com o ideal contrário ao do machismo, pois luta pela igualdade de direitos e deveres entre os homens e as mulheres.
Graças às reivindicações feministas, as mulheres conquistaram direitos que antes eram garantidos apenas para os homens, como o divórcio, o voto em eleições, concorrer a cargos do governo, entre outros.
O movimento feminista tem como principal objetivo desconstruir o discurso enraizado na sociedade contemporânea do machismo, conscientizando as pessoas sobre a ausência de diferenças entre os gêneros.
Ver também: feminismo, femismo e desigualdade de gênero.