Exercícios sobre classes de palavras para treinar (com gabarito)
Você sabia que as palavras não são todas iguais? Cada uma tem um papel diferente na frase. As classes gramaticais nos ajudam a entender essa organização. Quer descobrir mais? Resolva os exercícios e divirta-se aprendendo!
Questão 1
Na frase "Ele viajou muito", o verbo destacado é:
a) Transitivo indireto
b) Transitivo direto
c) Intransitivo
d) De ligação
e) Auxiliar
O verbo "viajar" não exige complemento, sendo, portanto, intransitivo.
Questão 2
Marque a frase em que as palavras destacadas são, na ordem, um substantivo, um adjetivo e um advérbio.
a) Feliz a nação que emprega bastantes recursos na educação.
b) As escolas organizadas fazem um extraordinário bem à educação.
c) O governo que acultura seu povo passa à história.
d) Educação e cultura fazem forte um país bem promissor.
e) A preparação da juventude forja o amanhã de um país.
"Cultura" é substantivo, pois é o nome de algo concreto ou abstrato. "Forte é adjetivo, pois qualifica o substantivo "país". Já "bem" é dvérbio, pois intensifica o adjetivo "promissor".
Questão 3
Leia atentamente o trecho abaixo:
“A ação seria um luxo desnecessário, uma caprichosa interferência com as leis gerais do comportamento, se os homens não passassem de repetições interminavelmente reproduzíveis do mesmo modelo, todas dotadas da mesma natureza e essência, tão previsíveis quanto a natureza e a essência de qualquer outra coisa.”
A forma verbal "seria", destacada no trecho acima,
a) expressa surpresa ou indignação.
b) fala de algo incerto.
c) indica um fato que está condicionado a uma outra ação.
d) introduz um pedido ou desejo de forma mais educada.
e) trata de um acontecimento futuro em relação a outro já ocorrido
A forma verbal "seria" está no condicional, que é usada para indicar algo que depende de uma condição para acontecer. No caso do trecho, a ação de ser "um luxo desnecessário" está condicionada ao fato de que os homens são apenas repetições previsíveis do mesmo modelo.
Questão 4
Leia para responder a questão a seguir:
O QUASE
Ainda pior que a convicção do não, e a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase. É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu ainda está vivo, quem quase amou não amou. Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas ideias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.
Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor, não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cor, está estampada na distância e frieza dos sorrisos na frouxidão dos abraços, na indiferença dos “Bom Dia” quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até para ser feliz. A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza. O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.
Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência, porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer. Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu. (Sarah Westphal Batista da Silva)
No título do texto, a palavra “quase” aparece precedida do artigo “o”. Nesse contexto, o artigo tem a função de:
a) particularizar um substantivo.
b) atribuir intensidade à palavra “quase”.
c) mudar a classe sintática da palavra “quase” de adjunto adnominal para adjunto adverbial.
d) mudar a classe gramatical da palavra “quase” de advérbio para substantivo.
e) mudar o campo semântico da palavra “quase”.
Quando "quase" é precedido pelo artigo definido "o", ele assume a função de substantivo abstrato.
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