Significado de Êxodo

O que é Êxodo:

Êxodo é o nome dado para a saída de um grupo de pessoas ou toda uma nação de uma região para outra.

O êxodo pode ser considerado um sinônimo de emigração, pois também está relacionado com a ação de deslocamento de um grupo de pessoas de sua terra natal para uma localidade estrangeira.

Descubra também o significado e diferença entre imigração e emigração.

Na Grécia Antiga, este era também um termo utilizado para designar o fim de uma peça teatral, assinalando o episódio final da representação tragicômica.

Aliás, etimologicamente a palavra “êxodo” foi originada a partir do termo grego éksodos, que significa “passagem” ou “saída”.

Êxodo rural

O êxodo rural é um fenômeno que surgiu e se expandiu drasticamente a partir da Revolução Industrial. Consiste na migração das comunidades rurais dos campos para as cidades, em busca de melhores condições de vida.

Na metade do século XX, o Brasil viveu o auge do seu êxodo rural. Atualmente, a maioria da população brasileira reside em centros urbanos.

Saiba mais sobre o significado do Êxodo rural.

Êxodo urbano

O êxodo urbano consiste na fuga das pessoas das grades cidades para comunidades rurais. Ou seja, trata-se do movimento de migração oposto ao do êxodo rural.

Este é um fenômeno que começou a crescer a partir do final da década de 1990, principalmente em alguns países da comunidade europeia, como Portugal.

O principal motivo que leva ao êxodo urbano é a falta de segurança e estabilidade que os grandes centros urbanos fornecem.

Êxodo na Bíblia

O Êxodo (com letra maiúscula) também é um dos livros que compõe a Bíblia Sagrada.

Neste segundo capítulo da bíblia, são narradas as histórias sobre a fuga dos hebreus da escravidão que sofriam no Egito.

O protagonista das narrações do livro de Êxodo é Moisés, que teria liderado o povo hebreu para a saída das terras egípcias em direção à Canaã, a “Terra Prometida”.

Data de atualização: 09/05/2016. O significado de Êxodo está na categoria: Geral