Jogos Competitivos

Jogos Competitivos são aqueles em que há vencedores e vencidos. Sua principal finalidade é estimular a competição justa entre os participantes e aprender a lidar com vitórias e derrotas.

É importante desenvolver a face educativa dos jogos, ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar faz parte do jogo e não é o mais relevante, mas fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum.

Em jogos competitivos devem ser estimuladas diferentes habilidades dos competidores. Jogos intelectuais, jogos que estimulam os reflexos, jogos de estratégia, esportes, entre outros, são boas oportunidades para desenvolver diversas competências.

Mesmo nos jogos competitivos deve-se evitar a competição como única motivação. Os jogos competitivos podem ser educativos quando trabalhado em suas relações com os valores éticos, o jogo limpo (fair play) e evitando valorização excessiva dos vencedores e dos perdedores.

O objetivo é fazer com que seja estimulado não apenas a competitividade, mas em especial o raciocínio e o respeito às regras. No caso de jogos coletivos, também a colaboração e o trabalho em equipe.

Um dos riscos dos jogos competitivos é levar os indivíduos a um clima de rivalidade. O jogo pode assumir apenas como foco a vitória, podendo provocar assim um alto nível de angústia, agressividade e a exclusão dos participantes compreendidos como menos aptos.

Exemplos de jogos competitivos

Os jogos competitivos são todos aqueles em que há uma disputa pela vitória. Alguns exemplos de jogos competitivos são:

  • Xadrez
  • Damas
  • Jogo da velha
  • Stop, adedanha/adedonha
  • Queimado/queimada
  • Jogos de pique (pique-pega, pique-bandeira, pique- esconde, etc.)
  • Jogos de baralho (truco, sueca, buraco, copas fora, etc.)
  • Os esportes (vôlei, futebol, basquete, tênis de mesa, judô, etc.)

O que são os Jogos cooperativos

Em oposição aos jogos competitivos, em que os participantes devem competir entre si para obter o sucesso, nos jogos cooperativos, todos devem colaborar mutuamente para que possam ser campeões.

As dinâmicas em grupo são a base dos jogos cooperativos, que visam despertar a consciência de cooperação entre os participantes, o sentimento de solidariedade e apoio entre as pessoas.

Os participantes dos jogos competitivos consideram os outros jogadores adversários, enquanto as pessoas envolvidas em jogos cooperativos relacionam os outros jogadores com parceiros.

Saiba mais sobre o significado de Jogos Cooperativos e veja exemplos de jogos cooperativos.

Data de atualização: 07/04/2021.