Significado de Argumentos

O que são Argumentos:

Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo.

Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão. No entanto, todas as premissas deve ter como alicerce um sentido lógico, caso contrário o resultado final pode não ser verdadeiro ou válido.

Ver também o significado de sofismo.

Por norma, os argumentos servem principalmente para provar alguma coisa, como um ponto de vista, uma decisão ou ideia. Seu objetivo, neste caso, consiste em justificar determinado objeto que é causa de um debate.

Por exemplo, no âmbito jurídico e ético, uma intensa discussão permanece no Brasil sobre a Maioridade Penal e a Pena de Morte para alguns tipos de crimes.

Estes debates são permeados por argumentos que tentam convencer a população sobre os pontos positivos da aprovação destas leis, enquanto grupos opostos utilizam de argumentações contrárias para vetar e impedir o avanço desta discussão (contra argumentos).

Como dito, os pontos principais de ambos os argumentos devem estar focados na lógica e realidade, baseando-se sempre em algum princípio, seja jurídico (as leis), ético (códigos de ética e os direitos humanos) ou, em alguns casos, religioso (a bíblia) para justificar a conclusão final.

A conclusão é a opinião criada a partir de todos os argumentos apresentados em conjunto, que podem ser informações históricas, dados estatísticos e demais conteúdos de natureza racional.

A maioria dos textos acadêmicos e redações devem ser apresentados como argumentativos, ou seja, recheados de fatos, estudos, problemáticas e soluções lógicas sobre a temática que está sendo abordada.

Ver também o significado de Silogismo.

Data de atualização: 27/10/2015.