Significado de Gata borralheira

O que é Gata borralheira:

Gata borralheira significa algo como "moça suja de cinzas" e é uma expressão que se originou a partir do famoso conto de fadas da Cinderela.

A primeira vez que esta expressão teria sido usada foi para nomear um famoso conto italiano, que viria a inspirar a história de Cinderela, chamado: La Gatta Cenerentola (“A Gata Borralheira”). As borralhas são as cinzas de uma lareira. Em inglês, "cinder" é um pedacinho de madeira queimada, e é um dos produtos de uma lareira ou fogueira, juntamente com as cinzas. Muitas vezes "cinder" é traduzido mesmo como cinza. O nome Cinderela vem daí.

Atualmente, gata borralheira é considerada toda a moça que trabalha incessantemente com serviços domésticos, seja por conta própria ou por ser forçada a isso.

Este significado surgiu justamente por ser a Cinderela uma “gata borralheira”, ou seja, uma jovem muito bonita que tinha que se submeter aos serviços domésticos forçados, ficando sempre suja e mal vestida.

Borralheira é o nome dado para o local onde se guardavam as cinzas ou lixo dos fornos a lenha (borralhas). Eram locais bastante sujos.

Em suma, a gata borralheira é uma jovem bonita, mas que vive em meio a bagunça ou sujeira.

No Brasil, esta expressão também é normalmente utilizada no sentido de “menina atrapalhada” ou “menina confusa”.

Atualizado em