Significado de Anedota

O que é uma Anedota:

Anedota é, originalmente, um caso ou acontecimento curioso, peculiar ou engraçado que é pouco divulgado, pois normalmente decorre em segundo plano de um evento mais significativo.

Por extensão, uma anedota também pode ser o mesmo que uma piada, ou seja, uma narração breve de algum fato cômico, seja baseado em acontecimentos reais ou fictícios.

Existem diversos tipos de anedotas, destinadas para um público-alvo ou que abordam um assunto específico. Por exemplo: anedotas infantis (para crianças), anedotas secas (com teor sarcástico), entre outras.

Uma anedota, assim como qualquer outra narrativa, é construída com base num enredo e apresentando um narrador, personagens e a passagem de tempo.

Etimologicamente, a palavra anedota foi inserida na língua portuguesa através do francês anecdote, sendo este derivado do grego anékdota, que pode ser traduzido como “algo ou coisa impublicável”.

Entre alguns dos principais sinônimos de anedota, destaca-se: piada, historieta, episódio e caso.

Piada e Anedota

Ambas possuem praticamente o mesmo significado e sentido, porém a anedota é considerada uma narrativa curta que, normalmente, apresenta duplo sentido.

Saiba mais sobre o significado de Duplo sentido.

Por outro lado, a piada costuma ser uma história breve e com um final inesperado, com o único objetivo de ser cômica e despertar o riso.

Data de atualização: 06/10/2016.