Significado de Grupo

O que é Grupo:

Grupo é um conjunto de indivíduos que reunidos formam um todo. São diversas as expressões que caracterizam os grupos, por exemplo: multidão, plateia, público, bando, marcha, panelinha, associação, equipe etc.

Em Sociologia a palavra grupo se aplica indiscriminadamente a conjuntos diferentes de pessoas, cujas relações se fundem numa série de papeis interligados, e que interagem de modo mais ou menos padronizado e formam os mais diversos grupos sociais, por exemplo: membros de uma igreja, grupo de professores, sócios de um clube, alunos de uma escola etc.

A unidade de ação de um grupo social é fundamental e se produz em virtude da conduta de seus membros, a fim de que a ação do grupo, como um todo, tenha um propósito. Por exemplo: uma equipe de futebol onde os membros ajustam e coordenam de tal modo às atividades de cada um deles, e a equipe inteira atua como se fosse uma máquina em busca de resultados.

A Sociologia, na análise dos grupos, classifica os grupos sociais em grupo primário e grupo secundário:

Grupo primário

Grupo primário é aquele cujos componentes, em número relativamente pequeno, estão associados de maneira íntima. Os contatos são predominantemente pessoais, visando uma convivência estreita e integral de seus membros. O principal grupo primário é a família, e inclui também os amigos e em alguns casos a vizinhança e em certas circunstâncias, uma sociedade inteira, necessariamente pequena.

Grupo secundário

Grupo secundário é o grupo social cujos membros, geralmente em número elevado, estão associados em virtude de interesses comuns, ou para atingir metas pré-estabelecidas. Neles os contatos são predominantemente impessoais. O grupo secundário é um macro grupo onde predominam as formas de controle social indireto, chefiado, geralmente, por pessoas ou instituições especializadas. Entre os grupos secundários estão a grande empresa, os sindicatos, as associações, os partidos políticos etc.

Grupos étnicos

Grupos étnicos são grupos formados de pessoas que compartilham de uma tradição cultural comum, que as une numa entidade social isolada. De certo ponto de vista, qualquer sociedade com sua cultura particular, constitui um grupo étnico. Mesmo no interior de muitas sociedades politicamente unificadas do mundo moderno alguns grupos étnicos se destacam por suas práticas, crenças, religião ou linguagem, e em certos casos, também por características físicas particulares.

Data de atualização: 31/05/2014.