Significado de Coerção

O que é Coerção:

Coerção corresponde à repressão. O ato ou efeito de reprimir alguma coisa ou alguém é chamado de ato coercitivo.

Em termos jurídicos, coerção é o que o Estado faz para fazer fazer seu direito. Quando alguém age sob coerção, ou seja, coercitivamente, ele esta sendo induzido a fazer aquilo por força ou intimidação. É um recurso utilizado pelas polícias para obter informações e/ou reprimir manifestações.

Na frase "as informações foram reveladas sob coerção", a palavra coerção indica que os dados só foram passados diante de uma ameaça de repressão.

A expressão "medidas de coerção" é utilizada para designar um conjunto de medidas restritivas.

Coerção Social

A coerção social é um conceito do sociólogo Émile Durkheim em sua teoria sobre o fato social. O autor afirmava ser ato da coerção social a aceitação da realidade, devido à força coercitiva que a sociedade tem sobre os individuos. É a forma de pensar e agir moldada conforme o grande grupo pensa ou faz, sem espaços para a individualidade ou independência devido ao poder coercitivo que a coletividade exerce.

Coerção e Coação

Ambas as palavras, Coerção e Coação, são sinônimos e significam a imposição ou uso da força. Mas para o universo jurídico, elas apresentam algumas sutis diferenças.

A coerção reside no efeito psicológico. É ameaçar através de leis medidas restritivas ou punitivas mediante determinada ação.

A coação, de acordo com o que está determinado no Código Civil Brasileiro, é proibida nas relações contratuais entre indivíduos, pois envolve imposições físicas. Pode ser utilizada pelo Estado para garantir o cumprimento da lei, mas nunca por um civil.

Saiba mais sobre Coação.

Sinônimos de Coerção

  • Coação
  • Repressão
  • Coibição
  • Constrangimento
  • Opressão
  • Imposição
  • Proibição

Veja também: Condução Coertitiva e Coercitivo.

Data de atualização: 02/01/2018.