Significado de Inferência

O que é Inferência:

Inferência é uma dedução feita com base em informações ou um raciocínio que usa dados disponíveis para se chegar a uma conclusão.

Inferir é deduzir um resultado, por lógica, com base na interpretação de outras informações. Inferir também pode significar chegar a uma conclusão a partir de outras percepções ou da análise de um ou mais argumentos.

É um substantivo feminino e se originou do latim inferentia.

Exemplo: Se eu tiver dinheiro, irei viajar. Se eu for viajar, ficarei feliz. Portanto, se eu tiver dinheiro, ficarei feliz.

O silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução a partir de duas premissas, ou seja, é um tipo de inferência. 

Veja também o significado de Silogismo.

A inferência causal acontece ao se estabelecer uma relação de causalidade (causa e efeito) entre fatos, a partir da observação de acontecimentos.

Exemplo: Está chovendo. Depois da chuva vem o sol. Então, o sol deve aparecer logo.

Regras de inferência

As regras de inferência são métodos usados para fazer uma dedução e chegar a uma conclusão, a partir de uma ou mais premissas conhecidas. São usados os argumentos básicos (premissas) para se chegar a um valor (conclusão).

Exemplos

  • Todo cachorro é bonito.  Marley é um cachorro. Logo, Marley é bonito.
  • Se X > 5 = P e X < 1 = P, então X > 5 = X < 1.

Nesse caso X > 5 = P e X < 1 = P são as premissas e X > 5 = X < 1 é a conclusão.

Inferência textual

Inferência textual está relacionada à compreensão da leitura. Significa interpretar os elementos que estão explícitos e implícitos no texto, analisando em conjunto tudo que foi escrito e compreendendo a ideia central do texto. A inferência textual pode requerer algum conhecimento prévio sobre o tema da leitura.

Inferência estatística

A inferência estatística obtém conclusões a partir de dados de amostra coletados. Estes dados são utilizados como base para se concluir sobre uma determinada situação ou hipótese. É o que acontece, por exemplo, com a coleta de dados feita no censo demográfico.

Sinônimos de inferência

  • Conclusão
  • Implicação
  • Ilação
  • Indução
  • Consequência

O significado de Inferência está na categoria: Língua Portuguesa