Significado de Raciocínio

O que é Raciocínio:

Raciocínio é um substantivo masculino que significa o ato ou maneira de pensar ou raciocinar. É sinônimo de argumento, pensamento ou juízo.

Com origem no termo em latim ratiocinatio, um raciocínio também pode ser descrito como uma sequência de juízos ou argumentos usados para chegar a uma determinada conclusão.

Um raciocínio pode ser classificado como um pensamento, cálculo, deliberação ou dedução. Ex: Tenho que sair daqui porque este barulho está prejudicando o meu raciocínio.

No âmbito da lógica, um raciocínio é uma operação intelectual que tem início em duas premissas conhecidas e que permite chegar a uma terceira que deriva de forma lógica das duas anteriores. De acordo com a lógica clássica, o fundamento interno do raciocínio é o princípio de razão.

Um raciocínio pode ser usado para fazer uma inferência através de proposições supostamente válidas.

Existem vários erros de raciocínio que são caracterizados em latim como quaternio terminorum ou "falácia dos quatro termos". Neste caso, as premissas usadas em um silogismo (normalmente compostos por premissa maior, premissa menor e conclusão) não são usadas no mesmo sentido, o que causa um erro de raciocínio. Por exemplo:

Premissa maior: Nada é melhor do que um amor correspondido.
Premissa menor: Um cachorro quente é melhor que nada.
Conclusão: Um cachorro quente é mehor do que um amor correpondido.

Raciocínio lógico

A lógica determina três tipos de raciocínio: dedução, indução e abdução.

É possível resolver problemas usando o raciocínio lógico. A resolução de exercicíos lógicos contribui para o desenvolvimento de algumas habilidades mentais.

Muitas empresas utilizam exercícios de raciocínio lógico (problemas matriciais, geométricos e aritméticos) para testarem a capacidade dos candidatos. Este tipo de avaliação também é comum em concursos públicos.

Tipos de raciocínio

Raciocínio verbal - consiste na capacidade de apreensão e estruturação de elementos verbais, culminando na formação de significados e uma ordem e relação entre eles.

Raciocínio espacial - remete para a aptidão para criar e manipular representações mentais visuais. Está relacionada com a capacidade de visualização e de raciocinar em três dimensões.

Raciocínio abstrato - responsável pelo pensamento abstrato e a capacidade para determinar ligações abstratas entre conceitos através de ideias inovadoras.

Data de atualização: 14/02/2014. O significado de Raciocínio está na categoria: Geral