Significado de Inércia

O que é Inércia:

A inércia é um princípio da física, também conhecido como a Primeira Lei de Newton. É a capacidade de resistir à mudança de movimento.

A lei da inércia diz que se um corpo está se movendo em uma direção, a tendência é manter-se naquela trajetória, com a mesma velocidade. Se está encontra parado, a menos que seja submetido a alguma força, permanece parado.

A Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, também vai utilizar do conceito da inércia para estabelecer a ideia de referencial inercial, sobre o movimento de um corpo no vácuo.

Além da Física, a Química também utiliza do conceito da inércia para falar da resistência de alguns materiais em reagir com outros. Como os gases nobres, por exemplo, considerados inertes, ou seja, não reagem quimicamente.

Saiba também o significado de inerte.

No Direito, também há o Princípio da Inércia, assegurado pelo Artigo 2o do Código de Processo Civil (CPC). É igualmente chamado de princípio da demanda e fala sobre a necessidade de iniciativa da parte na manifestação do seu direito de ação para então haver o impulso oficial por parte do juiz.

A palavra inércia no sentido figurado corresponde à capacidade de alguém ou algo manter-se na mesma situação, como no exemplo:

"Depois da separação, ele entrou em estado de inércia. Vai do trabalho para casa e de casa para o trabalho, apenas mantendo-se vivo".

A origem do termo inércia vem do latim iners, que significa despreparado. O vocábulo é formado pelas partes in, que significa não, e ars, relativo ao preparo, a capacidade de fazer.

Entre os sinônimos de inércia estão apatia, estagnação, inatividade, letargia, imobilidade, marasmo, desânimo, prostração, indiferença, frieza e insensibilidade.

Lei da Inércia

A Lei da Inércia, ou Primeira Lei de Newton, faz parte de um conjunto de leis da mecânica estabelecidas por Isaac Newton.

Para Newton, a Lei da Inércia estabelece a resistência à aceleração oferecida pela matéria. Sendo a inércia a propriedade que um corpo tem de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme (MRU).

A Lei de Newton ainda diz que quanto maior a massa da matéria, maior será sua tendência à inércia. Ou seja, quanto mais pesado, maior a probabilidade de permanecer sem movimento ou no mesmo movimento.

Não existe uma fórmula da Lei da Inércia, apenas o anunciado determinando a capacidade do material de permanecer inerte diante destas circunstâncias.

Ainda existem mais duas Leis de Newton. A segunda Lei de Newton, ou Princípio Fundamental da Dinâmica, representada pela fórmula: F = m.a

E a Terceira Lei de Newton, a Lei da Ação e Reação, também sem fórmulas mas que corresponde à ideia de que toda a força de ação tem um correspondente de força de reação.

Exemplos de Inércia

Na física, há diversos exemplos práticos de como ocorre a inércia. Um ônibus cheio de passageiros, sejam sentados ou em pé, ao parar bruscamente faz com que estes lancem seus corpos à frente. Isto é inércia, a continuidade do movimento do corpo na direção que o ônibus andava.

O mesmo acontece em um carro de passeio, que está a uma determinada velocidade e de repente colide com outro carro na frente. A tendência é que os corpos dentro do carro façam um movimento para frente, mantendo a trajetória e a velocidade. Por isto o uso do cinto de segurança é tão importante, para evitar movimentos bruscos e acidentes mais graves, como voar para fora do parabrisa.

Os foguetes aproveitam da lei da inércia no vácuo, no espaço, para continuarem seu movimento sem o uso de propulsores.

O significado de Inércia está nas categorias: Geral, Ciência