Significado de Jerusalém

O que é Jerusalém:

Jerusalém é um antiquíssimo centro urbano, repleto de história e tradição religiosa. Representa o lugar sagrado para os judeus, cristãos e mulçumanos.

Ao longo dos séculos, pertenceu a babilônios, persas, gregos e romanos. Esteve durante séculos em poder dos mulçumanos. Muitas vezes ela foi conquistada, destruída e de novo reconstruída.

Jerusalém, em hebraico Yerushaláyim, é derivada da palavra Yir’a, que significa temor a Deus, mais a palavra Shalem, que significa perfeição. É a capital de Israel, (declarada, porém não é reconhecida pela comunidade internacional). Está localizada nas montanhas, na região central de Israel, a 60 km ao leste de Tel Aviv e do Mar Mediterrâneo.

Jerusalém é sagrada para os judeus desde que o rei Davi resolveu conquistar a Fortaleza de Jerusalém, situada na montanha central da Palestina, que há séculos estava em poder da tribo Cananeia, dos jebuseus. Em 1 000 a.C., apossou-se dela e a transformou na capital do Reino de Judá.

Para os cristãos, Jerusalém é sagrada pela passagem de Jesus, conforme relato dos Evangelhos Canônicos do Novo Testamento, escritos pelos discípulos João, Lucas, Marcos e Mateus.

Durante séculos, Jerusalém ficou em poder dos muçulmanos, que proibiram as peregrinações religiosas. Em 638 Jerusalém foi declarada a terceira cidade mais sagrada do Islã, depois de Meca e Medina. Em 1517, Jerusalém caiu sob o domínio Turco Otomano, que permaneceu no controle até 1917.

Em Jerusalém estão importantes pontos religiosos, entre eles, A Esplanada das Mesquitas, conhecida pelos judeus e cristãos como o Monte do Templo, em alusão ao antigo templo, e chamado de Nobre Santuário pelos muçulmanos.

O Muro das Lamentações é um lugar sagrado de Jerusalém, visitado por peregrinos do mundo todo. É tudo que restou do Templo de Salomão, centro de culto religioso e vida espiritual de Jerusalém.

O Santo Sepulcro é o local onde está edificada a Basílica do Santo Sepulcro e no seu interior, segundo a tradição cristã, está o local onde Jesus foi crucificado e o local onde foi sepultado e ressuscitou.

Data de atualização: 30/05/2014.