Significado da Microbiologia

O que é a Microbiologia:

Microbiologia é a área da Biologia que se dedica aos estudos dos microrganismos. Ela analisa suas funções, características, metabolizações, distribuições e seus efeitos.

Ela também pode ser caracterizada como uma especialidade da Biomedicina que estuda os microrganismos patogênicos, ou seja, aqueles que causam doenças infecciosas, englobando assim a bacteriologia, a virologia e a micologia.

Apesar da microbiologia ser o estudo das formas de vida que só podem ser vistas com a ajuda do microscópio, alguns grupos estudados podem ser vistos a olho nu, quando se encontram agrupados em forma de colônias da mesma espécie, como o fungos e as bactérias.

Mas para que um grupo obtenha um crescimento em colônias, é preciso que o meio em que o microrganismo se encontre esteja com condições que propiciem este movimento, como temperatura e pH ótimos e presença ou ausência de oxigênio.

O que a microbiologia estuda?

Dentro dos estudos da microbiologia são analisadas as formas de vida que só poderiam ser vistas com o auxílio do microscópio, sendo os principais grupos os fungos, as bactérias, as algas microscópicas, os protozoários e os vírus.

Além destes grupos, a microbiologia também realiza o estudo de parasitas e vermes, como o helmintos.

Vírus

A virologia é o ramo da microbiologia que estuda esses microrganismos. Os vírus não são classificados como seres vivos, pois não possuem sistema celular e só conseguem se reproduzir dentro de células vivas. 

Alguns tipos de vírus são considerados patogênicos, ou seja, provocam doenças nos seres vivos em que estão incubadas. A gripe, a AIDS, a varíola e a febre amarela são alguns exemplos de doenças que podem ser transmitidas através de vírus.

Além de estudar a estrutura e demais propriedades dos vírus, a virologia também se foca na pesquisa de formas de desenvolver vacinas e terapias para conter infecções virais.

Saiba mais sobre os Vírus.

Bactérias

São microrganismos unicelulares e procariontes, ou seja, não têm o seu material genético armazenado por uma membrana. 

Assim como os vírus, alguns tipos de bactérias podem transmitir doenças para os seres humanos, como: tuberculose, meningite, cólera, pneumonia, entre outras. 

A bacteriologia é o ramo da microbiologia que trata do estudo das bactérias. 

Fungos

O ramo da microbiologia que estuda os fungos é a micologia, ciência esta também conhecida por micetologia.

Os fungos podem ser pluricelulares ou unicelulares, macroscópicos ou microscópicos, eucariontes e heterótrofos. 

Alguns tipos de fungos também podem ser patogênicos, causando doenças como: micoses, candidíase, frieiras, entre outras.

Protozoários

São seres unicelulares, heterotróficos e eucariontes. Alguns protozoários são considerados parasitas, pois habitam outros organismos vivos.

Alguns tipos de protozoários podem provocar doenças, como: malária, doença de Chagas, amebíase, entre outras.

Saiba mais sobre os Protozoários.

Microbiologia e Parasitologia

Como dito, a microbiologia se dedica ao estudo dos seres microscópicos, ou seja, aqueles que dificilmente podem ser vistos a olho nu.

A parasitologia é a ciência que estuda, exclusivamente, os seres que habitam outros organismos vivos, seja permanentemente ou temporariamente. 

O parasitismo pode ser benéfico para ambos os seres ou prejudicial, como é o caso de alguns protozoários que causam doenças em seus hospedeiros. 

Alguns exemplos de doenças provocadas por parasitas são: leishmaniose, teníase, malária, toxoplasmose, entre outras.

Aplicações da microbiologia

A aplicação da microbiologia não se limita somente à área da medicina. O estudo também se aplica em diversos setores, com objetivos diferenciados.

Microbiologia de Alimentos

Na indústria alimentar, a microbiologia está relacionada ao processo de fermentação empregado na elaboração de produtos como o iogurte e as bebidas alcoólicas, além de garantir a qualidade dos alimentos, bem como sua vida útil.

Microbiologia Ambiental

Esta é uma área das ciências ambientais que estuda a composição e a fisiologia das comunidades microbianas presentes em ambientes como o solo, a água ou em sedimentos. Ela analisa as interações dos microrganismos com os fatores ambientais bióticos e abióticos.

Data de atualização: 02/02/2018. O significado da Microbiologia está na categoria: Ciência