Significado de Microbiologia

O que é Microbiologia:

A microbiologia é uma área específica da Biologia que se dedica aos estudos dos micro-organismos. Ela analisa suas funções, características, metabolizações, distribuições e seus efeitos.

Ela também pode ser caracterizada como uma especialidade da Biomedicina que estuda os micro-organismos patogênicos, que causam doenças infecciosas, englobando assim a bacteriologia, a virologia e a micologia.

Dentro dos estudos da microbiologia são analisadas as formas de vida que só poderiam ser vistas com o auxílio do microscópio, sendo os principais grupos os fungos, as bactérias, as algas microscópicas, os protozoários e os vírus.

Além destes grupos, a microbiologia também realiza o estudo de parasitas e vermes, como o helmintos.

Apesar da microbiologia ser o estudo das formas de vida que só podem ser vistas com a ajuda do microscópio, alguns grupos estudados podem ser vistos a olho nu, quando se encontram agrupados em forma de colônias da mesma espécie, como o fungos e as bactérias.

Mas para que um grupo obtenha um crescimento em colônias, é preciso que o meio em que o micro-organismo se encontre esteja com condições que propiciem este movimento, como temperatura e pH ótimos e presença ou ausência de oxigênio.

A aplicação da microbiologia não se limita somente à área da medicina. O estudo também se aplica em diversos setores, com objetivos diferenciados.

Microbiologia de Alimentos

Na indústria alimentar, a microbiologia está relacionada ao processo de fermentação empregado na elaboração de produtos como o iogurte e as bebidas alcoólicas, além de garantir a qualidade dos alimentos, bem como sua vida útil.

Microbiologia Ambiental

Esta é uma área das ciências ambientais que estuda a composição e a fisiologia das comunidades microbianas presentes em ambientes como o solo, a água ou em sedimentos. Ela analisa as interações dos micro-organismos com os fatores ambientais bióticos e abióticos.

Microbiologia Aplicada

Desde o início da vida, o corpo humano contém um número bastante elevado de micro-organismos espalhados por diversos lugares, tornando a microbiologia uma área importante para identificar estas formas de vida existentes.

As bactérias mais comuns encontradas no corpo humano são as do gênero LactobacillusBacteróidesEscherichia ColiStaphylococcusStreptococcus, que podem causar doenças como gripes, catapora, ameba, entre outras. Além delas também são encontrados fungos e leveduras causadoras da candidíase.

O significado de Microbiologia está nas categorias: Geral, Medicina