Significado de Taxonomia

O que é Taxonomia:

Taxonomia é o estudo científico responsável por determinar a classificação sistemática de diferentes coisas em categorias.

Na biologia, a taxonomia é o ramo responsável pela identificação e classificação de todos os animais e plantas que habitam a Terra, com base nas diferentes características que estes partilham entre si.

A ideia de padronizar os seres vivos surgiu a partir dos trabalhos do botânico austríaco Carl von Linné (também conhecido por Carlos Lineu, em português).

Linné foi o inventor da atual classificação dos seres vivos em diferentes grupos (conhecidos por taxons), de acordo com as suas semelhanças genéticas: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.

O grau de parentesco entre os seres vivos vai aumentando de acordo com a aproximação que possuem a partir do grupo “Reino” até a “Espécie”.

O “pai da taxonomia moderna”, Carl von Linné (1707 – 1778), definiu algumas regras para que seja feita a classificação biológica, por exemplo, como o uso do latim como língua oficial para escrever as classificações (pelo fato de ser uma “língua morta” e que não sofrerá futuras modificações).

Além disso, outra particularidade é a forma como o nome das espécies devem ser escritas para seres corretamente identificadas. O nome deve ser formado pelo Gênero e a Espécie a que pertence o ser vivo. Caso existam animais da mesma espécie, mas com características diferentes, são criadas subespécies para ajudar a diferenciá-los. 

Exemplo: Homo sapiens sapiens (ser humano) e Homo sapiens neanderthalensis (homem de Neandertal) 

Ressalta-se que o Gênero deve obrigatoriamente ser escrito com a primeira letra em maiúsculo e a espécie em minúsculo, mas ambos os termos devem ser grafados em itálico ou sublinhados, de acordo com a regra.

Uma espécie é formada por um conjunto de indivíduos com as suas características particulares em comum e que conseguem se reproduzir entre si, criando uma prole fértil.

Saiba mais sobre o significado da espécie Homo sapiens.

Atualmente, os seres vivos são subdivididos em cinco Reinos que, a partir de então, vão se subdividindo em diferentes categorias, de acordo com a semelhança que possuem entre si.

  • Reino Monera: seres vivos unicelulares e procariontes – bactérias e cianobactérias;
  • Reino Protista: são os protozoários (unicelulares, eucariontes e procariontes) e as algas;
  • Reino Fungi: são os fungos;
  • Reino Plantae ou Metaphyta: são as plantas (eucariontes, pluricelulares, autótrofos e fotossintetizantes);
  • Reino Animalia ou Metazoa: são os animais (eucariontes, pluricelulares e heterótrofos).

Aviso: os vírus não entram nesta classificação por não serem considerados seres vivos, pois não conseguem se reproduzir.

O significado de Taxonomia está na categoria: Ciência