Significado de Moda

O que é Moda:

Moda é o substantivo feminino que significa uma maneira ou costume mais predominante em um determinado grupo em um determinado momento. É uma palavra muito usada para designar uma forma de se vestir que é comum para muitos ou apreciada por muitas pessoas.

Existem vários tipos de moda, como moda feminina e moda masculina. Estilos diferentes de moda, apresentam características de grupos distintos. A moda evangélica, por exemplo, está de acordo com determinados valores, com roupas que não são ousadas. Existe também a moda para gestantes, para que as mulheres grávidas tenham o maior conforto possível, vestindo roupas do seu agrado ao mesmo tempo.

Os desfiles de moda mais importantes ocorrem em grandes cidades como Milão, Paris e Nova Iorque, onde designers, estilistas ou desenhistas de moda apresentam as suas criações e estabelecem tendências para o futuro.

A história da moda é marcada pelos diferentes tempos e movimentos culturais que influenciaram as sociedades da sua altura. Por exemplo, o Renascimento e o Iluminismo influenciaram a moda, sendo possível identificar tendências diferentes

A palavra moda está presente em várias expressões. A expressão "fora de moda" ou "passar de moda" indica algo que já foi popular, mas no presente momento já não é. Ex: O casaco que ele está vestindo hoje está completamente fora de moda!

Pelo contrário, a expressão "estar na moda", indica uma pessoa que tem um estilo atual de se vestir, ou descreve um hábito ou costume apreciado por muitas pessoas. Ex: Agora está na moda conhecer gente na internet em vez de conviver com elas pessoalmente.

Em inglês, a palavra moda é traduzida por fashion. Ex: She's got no fashion sense! / Ela não tem sentido de moda!

Moda em Estatística

No ramo da matemática conhecido como estatística, a moda é o valor que aparece com maior frequência em um conjunto de dados ou em uma série de observações. No caso de dados qualitativos, quando as variáveis são nomes e não é possível determinar a mediana ou a média, a moda é importante para diminuir os dados apresentados e fazer inferências estatísticas.

Por exemplo, Se perguntarmos a um grupo de 20 pessoas qual a cor preferida de cada um e 9 respondem vermelho, 5 respondem verde, 4 respondem amarelo e 2 respondem azul, podemos dizer que a moda é vermelho.

A moda também se aplica em casos de conjuntos de dados numéricos ou quantitativos. Na sequência de números 2,4,7,9,2,3,4,5,8,6,4, a moda é o 4, que aparece três vezes, enquanto os outros aparecem apenas uma ou duas vezes (no caso do 2).

O significado de Moda está na categoria: Geral