Significado de Monopolizar

O que é Monopolizar:

Monopolizar é um verbo transitivo direto que significa dominar, ter a exclusividade para si, é sobressair, chamar a atenção sem dar oportunidade para o outro. Por exemplo: monopolizar a conversa, monopolizar a festa, monopolizar o encontro etc.

Monopolizar, em economia de mercado, é criar uma condição particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa monopoliza o mercado de um determinado produto ou serviço, estabelecendo a alta do preço.

Monopolizar é traficar, explorar ou possuir direitos ou privilégios exclusivos, é praticar o monopólio, isto é, quando uma única empresa explora de maneira abusiva vendendo um produto ou prestando um serviço sem concorrência. É ter o domínio do mercado.

Monopolizar é fazer o açambarcamento de determinada mercadoria, isto é, retirar de circulação um determinado produto, a fim de impor-lhe altos preços de comercialização.

Monopolizar é fazer ou ter o monopólio – situação em que o mercado é dominado por uma estrutura monopolista, onde os preços são fixados pela empresa monopolizadora e não pelas leis de mercado, garantindo-lhes superlucros. A maioria dos países possui um conjunto de leis para impedir a formação de monopólio.

O significado de Monopolizar está na categoria: Geral