Significado da Natureza

O que é a Natureza:

Em seu sentido mais amplo, a natureza equivale ao mundo natural ou ao fenômeno do mundo físico que não depende da intervenção humana para nascer ou se desenvolver.

Do Latim Natura, que tem por significado qualidade essencial e aquilo que nasce de uma ação, a palavra natureza também diz respeito à algo que é inerente à essência de um ser ou condição.

A importância da Natureza e a relevância da sua preservação 

A natureza possui uma importância essencial na vida dos seres vivos, principalmente para os humanos, que dependem diariamente dos seus inúmeros recursos, como água potável, animais, alimentos, oxigênio, clima e o solo fértil para o plantio. 

Ela está presente no dia a dia de muitos seres, que necessitam do seu desenvolvimento e equilíbrio para manter-se vivos. Por isso, movimentos e projetos são criados ao redor do mundo, alertando sobre as ações que causam a escassez dos recursos básicos, graves alterações climáticas e a extinção de animais.

Atualmente existem ONG's e Institutos como o IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - que incentivam o cultivo de plantas e árvores, o consumo equilibrado de recursos e o não desmatamento, orientando sobre os futuros riscos para todas as espécies.  

A Natureza e o conceito da vida

No conceito da palavra natureza, existe a definição do fenômeno da vida, que para muitos biólogos é tudo aquilo que cresce e se desenvolve sem a intervenção humana, causando uma oposição entre o natural e o artificial. 

Os elementos essenciais da natureza são aqueles que têm a capacidade de organização, metabolismo, crescimento, adaptação, resposta à estímulos e reprodução.

Entenda mais sobre o significado de Metabolismo e Reino Protista.

O que compõe a natureza

Entre os componentes mais conhecidos encontram-se os animais, grupo que inclui os seres humanos, os fungos, as bactérias, os protistas e o reino das plantas. 

Diferente do que muitos pensam, a paisagem não é um componente da natureza. Para os estudiosos, ela é o resultado do nascimento e desenvolvimento dos elementos da natureza, como plantas, animais e a vida marinha.

recifecoraisTartaruga - pertencente ao grupo de animais

fungoCordyceps - espécie de fungo

A Natureza Humana

O termo Natureza Humana é usado para expressar a verdadeira essência do homem e a sua dimensão.

Esse conceito foi desenvolvido por filósofos e sociólogos como Freud e Platão desde a Grécia Antiga, através de divergentes teorias com o mesmo objetivo: entender a essência e as necessidades comuns à todos os seres humanos, como viver em coletividade, pensar ou até mesmo amar. 

Mesmo não havendo um consenso sobre o seu conceito, no seu sentido geral a natureza humana significa a reunião de características diferentes que são inerentes ao seres humanos, como pensar, agir e sentir, que independem das influências exteriores como a cultura ou a educação. 

Natureza-morta

É um gênero de pintura, com seu início no século XVI, criada por alunos dos grandes pintores famosos do norte e sul da Europa, que utilizavam elementos da natureza como frutas, flores, plantas e animais como inspiração para seus trabalhos. 

As artes da natureza-morta eram consideradas apenas um esboço e não eram cultuadas pelo povo, porém, ao longo da Reforma Protestante ela ganhou grande força.

Ao longo dos anos, as pinturas do gênero natureza-morta ganharam grandes admiradores e pintores que elevaram seu nível de sofisticação, encantando os apreciadores de arte e os grandes artistas plásticos até os dias atuais. 

Saiba mais sobre o período da Reforma Protestante.

natureza-mortaNatureza-Morta representada por Agostinho José da Mota

Entenda o significado de Artes Plásticas

Natureza Jurídica

A natureza jurídica busca a definição e composição de um órgão público, privado ou fenômeno jurídico para classificá-lo e enquadra-lo dentro de uma categoria maior. 

A base da natureza jurídica é definir ou classificar algo, encontrando a sua afinidade para ligar a uma condição que ele faça sentido. Uma cena de crime, por exemplo, tem por natureza jurídica o Direito Penal. Ou seja, após compreender a sua essência e entender a sua natureza jurídica como penal, pode-se classificá-la dentro de uma categoria maior a qual ela pertence.  

Data de atualização: 13/11/2018. O significado da Natureza está na categoria: Geral