Significado da Camada de ozônio

O que é a Camada de ozônio:

Camada de ozônio ou ozonosfera é uma camada formada pelo gás ozônio (O3) ao redor do planeta Terra. Esta camada está localizada na estratosfera e protege os seres vivos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol, que são extremamente nocivos.

camada de ozonio

Sem a camada de ozônio não existiria vida na Terra, pois ela é a responsável por evitar que elevados níveis de radiação solar penetrem na atmosfera do planeta.

Porém, o ozônio é benéfico para a vida apenas na estratosfera, pois na superfície terrestre este gás contribui para agravar a poluição do ar e a chuva ácida.

O ozônio quando atingido pelos raios ultravioletas é fragmentado em moléculas de oxigênio. Estas, por sua vez, acabam se fundindo com os átomos de oxigênio, formando novamente o ozônio. Este é um ciclo continuo que garante a renovação desta "camada protetora" da Terra.

Saiba mais sobre o significado do Ozônio.

Buraco na Camada de Ozônio

No entanto, desde o estopim da Revolução Industrial, o ser humano tem contribuído massivamente com a destruição da camada de ozônio. A liberação de algumas substâncias na atmosfera, como o CO2 (gás carbônico), óxidos nítricos e nitrosos, e os clorofluorcarbonos (CFC) impedem a renovação do ozônio, fazendo com que aos poucos os raios ultravioleta consigam atingir com maior intensidade a superfície do planeta.

Em 1977 foi observado pela primeira vez a existência de um enorme buraco na camada de ozônio, na região da Antártida. Desde então, vários estudos observaram que o nível de ozônio tem diminuído em diversos outros pontos do globo. 

De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), estima-se que a cada 1% da camada de ozônio que é destruída, surjam aproximadamente 50 mil novos casos de câncer de pele e 100 mil novos casos de cegueira, provocados por catarata, no mundo.

Camada de ozônio e o Efeito estufa

A destruição da camada de ozônio e o efeito estufa são dois dos principais problemas ambientais que a humanidade tem enfrentado atualmente.

O efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para a vida na Terra, pois é graças a ele que o planeta consegue manter uma temperatura agradável para suportar vida. 

Ver também: significado do Efeito estufa.

No entanto, com a emissão de algumas substâncias na atmosfera (como o gás carbónico, por exemplo), o efeito estufa provoca o aquecimento global - aumento da temperatura da superfície terrestre e dos oceanos. Este fenômeno climático provoca o derretimento dos glaciares, afetando drasticamente o clima no planeta.

Saiba mais sobre o Aquecimento global.

O significado da Camada de ozônio está na categoria: Ciência