Significado de NBR

O que é a NBR:

NBR é uma sigla usada para representar a expressão Norma Técnica. É um conjunto de normas e regras técnicas relacionadas a documentos, procedimentos ou processos aplicados a empresas ou determinadas situações.

Uma NBR é criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Este órgão é responsável pela organização e elaboração de normas técnicas que são aplicadas em diferentes áreas, que abrangem desde a pesquisa acadêmica até documentos e procedimentos empresariais.

Qual a função da NBR?

A NBR, assim como outras normas, serve para padronizar, organizar e qualificar a produção de documentos ou procedimentos. A padronização, através do cumprimento das normas técnicas facilita a compreensão, já que toda documentação é constituída por um mesmo padrão.

Estes padrões podem, por exemplo, ser referentes a:

  • formatação e configurações de documentação,
  • etapas de realização de procedimentos e processos,
  • uso adequado de termos, símbolos, e classificações pré-definidas para facilitar a compreensão.

Outras vantagens do uso de NBR

O hábito de utilizar normas técnicas também é eficiente para reduzir a ocorrência de falhas nos processos, pois garante um padrão de qualidade nos documentos. O investimento na qualidade do que é produzido é sempre positivo para uma empresa, pois dá mais confiabilidade aos materiais elaborados.

Outra vantagem do uso da NBR é a melhora na eficiência da produção de documentos empresariais, já que os procedimentos são sempre realizados seguindo um mesmo padrão. Assim, com o passar do tempo as empresas têm ganhos em produtividade e economia de tempo.

Tipos de NBR

É importante saber que as NBR não se referem somente a elaboração de documentos e processos. Existem centenas de normas técnicas específicas para diversas áreas, como:

  • Normas de sistemas de gestão de qualidade.
  • Padronização de procedimentos operacionais.
  • Normas de acessibilidades.
  • Gestão ambiental.
  • Segurança ocupacional.
  • Construção, acústica e engenharia.
  • Sistemas de armazenamento de dados e de informação.
  • Métodos de medição.
  • Segurança de alimentos.
  • Gestão de arquivos.
  • Normas para produtos de saúde.
  • Controle de combustíveis.

Conheça um pouco de algumas das NBR mais utilizadas.

NBR 9050

Esta norma contém a definição de vários padrões técnicos que são relacionados com a acessibilidade para pessoas que possuem algum tipo de problema ou redução de mobilidade, como portadores de necessidades especiais ou pessoas idosas.

As regras desta norma devem ser seguidas para ajudar a garantir que todas as pessoas tenham fácil acesso a prédios e locais públicos, aumentando a inclusão social. Há também normas sobre padrões mobiliários que devem ser seguidos na construção de móveis adaptados para portadores de necessidades especiais.

São alguns exemplos de orientações definidas na NBR 9050: tipo de piso que deve ser usado para facilitar a passagem de um cadeirante, disponibilização de informações em braile, normas para colocação de rampas e elevadores, entre outras.

NBR 5410

Já a NBR 5410 é relativa a normas que atendem questões de segurança para trabalhadores que fazem instalações elétricas. A norma também serve para regulamentar a qualidade das instalações para evitar acidentes que possam ser causados por instalações feitas de forma descuidada.

A norma é bastante ampla e abrange a segurança de instalações internas e externas e o padrão das tensões elétricas aplicadas, além de medidas para evitar curtos-circuitos, tanto em novas instalações como em casos de reformas.

NBR 6118

A NBR 6118 regulamenta quais procedimentos devem ser adotados em projetos de engenharia para construção de estruturas e vigas de concreto. A norma técnica estabelece quais parâmetros devem ser seguidos para garantir segurança e durabilidade nas estruturas de concreto armado.

São cobertos pelas especificações da norma itens como: qualidade do concreto utilizado na obra, resistência mecânica do material usado e quantidades adequadas de cimento e água.

A norma também define o uso de espaçadores para atingir as medidas corretas entre os espaços, definindo quais são as medidas mínimas e máximas que devem ser utilizadas na construção.

NBR 6023

A NBR 6023 define normas técnicas para trabalhos acadêmicos, especialmente para a organização de referências bibliográficas utilizadas em trabalhos de pesquisa. É uma normatização usada com frequência para apresentação de trabalhos escolares e acadêmicos, como as monografias, dissertações e teses.

A norma técnica NBR 6023 é muito detalhada e define aspectos de formatação, como uso de fontes, espaçamentos, expressões e caracteres. Também determina como deve ser feita a indicação dos nomes dos autores e livros utilizados durante a realização da pesquisa.

A NBR também regula a forma de apresentação da consulta feita a documentos virtuais. Estas possuem regras de registro especiais, como a anotação da data do acesso ao conteúdo.

Sobre normas para trabalhos acadêmicos veja os artigos: Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos e Abreviações em citações segundo as normas da ABNT.

A NBR é obrigatória?

Em geral o uso de uma NBR não é obrigatório, mas é indicado para garantir maior segurança dos processos, construções, instalações e circulação de documentos.

Em alguns casos específicos as normas podem ser obrigatórias. Nestas situações a obrigatoriedade deve constar de uma lei que define em quais situações ela deve ser adotada.

NBR ISO

As NBR ISO são normas brasileiras correspondentes ao ISO (International Organization for Standardization - Organização Internacional para Padronização), a organização responsável por criar padronizações com validade internacional.

NBR ISO 9001

Esta é uma das normas técnicas mais conhecidas e utilizadas no Brasil. A NBR ISO 9001 define padrões de Sistema de Gestão de Qualidade. O objetivo da norma é assegurar o melhor funcionamento possível para as empresas, garantindo também uma satisfatória prestação de serviço aos clientes.

A existência desta norma estimula que as empresas estejam constantemente revisando e acompanhando o funcionamento seus métodos e processos para garantir uma melhora contínua na qualidade dos serviços oferecidos.

As empresas que seguem as indicações da norma técnica podem receber o selo de qualidade NBR ISO 9001. O selo confirma a excelência de uma empresa no cumprimento de padrões de qualidade.

Leia mais sobre o significado de ISO e sobre o funcionamento da ISO 9001.

Leia também o significado de ABNT.

Data de atualização: 18/12/2018.