NEP (Nova Política Econômica)
O que foi a NEP (Nova Política Econômica):
NEP é a sigla para Nova Política Econômica e foi a política econômica seguida na União Soviética após o fim do comunismo na guerra de 1921 e com a ascensão ao poder de Stalin, em 1928. A NEP era baseada nas pequenas explorações agrícolas, industriais e comerciais à iniciativa privada, para fazer com que União Soviética saísse da crise em que se encontrava.
A Nova Política Econômica recuperou alguns traços de capitalismo para incentivar a nascente economia soviética. A NEP, segundo Lenin, consistia num recuo tático, caracterizado pelo restabelecimento da livre iniciativa e da pequena propriedade privada, admitindo o apoio de financiamentos estrangeiros. Lenin disse "Um passo atrás para dar dois à frente".
A NEP tinha alguns princípios: liberdade de comércio interno, liberdade de salário aos trabalhadores, autorização para o funcionamento de empresas particulares e permissão de entrada de capitais estrangeiros para a reconstrução do país.
A NEP entrou em vigor em 1921, foi idealizada e construída por Lenin, e ela restabeleceu as antigas práticas capitalistas. Essa política econômica, reverteu as políticas econômicas anteriores, como a suspensão da estatização de fábricas, o abandono da requisição forçadas de víveres agrícolas e matérias-primas, a interrupção do racionamento de alimentos e produtos industrializados, o fim da distribuição de tíquetes e talões de racionamento no lugar de pagamentos em moeda e trocas diretas de produtos.
- Bolcheviques e mencheviques
- Guerra Fria: o que foi, significado e características
- As 8 características do Fascismo (explicadas)
- Muro de Berlim (da construção à queda)
- Significado da Queda do Império Romano
- Ideologias Políticas
- Fascismo
- Regimes Totalitários
- Primeira Revolução Industrial
- Socioeconômico