Rússia

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

A Rússia é o maior país do mundo, localizada entre os continentes europeu e a asiático. Possui 17.100.000 km² e aproximadamente 145 milhões de habitantes. A capital é Moscou.

O país surgiu por volta do ano 988 com os povos eslavos orientais, mas a região foi unificada somente com o início do Império Russo em 1547. O Império durou até 1917, quando aconteceu a Revolução que derrubou a monarquia czarista e levou à formação da União Soviética (que colapsou em 1991).

A população russa é formada em sua maioria pela etnia russa (cerca de 80%), mas há presença de minorias étnicas no país. O idioma oficial é o russo e a moeda é o Rublo russo. O governo é uma república semipresidencialista, que tem Vladimir Putin como presidente.

Desde 2022, a Rússia e a Ucrânia estão em guerra, após Ucrânia buscar acordos com a União Europeia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o que a Rússia viu como uma ameaça.

Dados da Rússia
Nome oficial Federação Russa
Capital Moscou
Idioma oficial Russo
Moeda Rublo russo
Tamanho 17.100.000 km²
População 145 milhões
Localização Europa e Ásia
Produto Interno Bruto (PIB) 2,24 trilhões de dólares
Índice de Desenvolvimento Humanao (IDH) 0,822

Mapa da Rússia com as 85 unidades administrativas nomeadas e separadas por cores.

História da Rússia

A história da Rússia começou por meio dos povos eslavos orientais (em 988), que formaram os primeiros estados na região chamada de Rus de Kiev, por volta do século IX. No século XIII, a Mongólia invadiu e dominou a região por quase dois séculos.

A partir do século XIV, Moscou emergiu como o centro de poder. O Grão Principado de Moscou conseguiu unificar os principados russos em 1547, formando, com Ivan (o Terrível) como o primeiro czar, o que viria ser o Império Russo.

O czarismo foi o tipo de monarquia absolutista adotado na Rússia. Teve governantes importantes como Pedro, o Grande, e Catarina, a Grande, e foi um dos maiores impérios do mundo. O Império russo durou até o início do século XX e embora especialistas divirjam sobre o seu tamanho, sabe-se que teve pelo menos 21.000.000 km² entre a Europa e a Ásia.

A Revolução Russa de 1917 foi um ponto de virada na história do país. Um levante popular derrubou o regime czarista de Nicolau II, motivado por insatisfação com a participação russa na Primeira Guerra Mundial, crises econômicas e fome. Um governo provisório foi estabelecido, mas os bolcheviques, liderados por Vladimir Lenin, tomaram o poder, prometendo paz, terra e pão.

Em 1922, foi fundada a União Soviética (URSS), um estado socialista que unificou várias repúblicas, incluindo a Rússia. Sob o regime soviético, o país se tornou uma superpotência global, especialmente durante a liderança de Josef Stalin, que implementou um regime totalitário, industrializou o país e foi uma figura importante na Segunda Guerra Mundial.

No entanto, no final do XX, a URSS passou por problemas de estagnação econômica, repressão política e insatisfação popular. Em 1991, colapsou, resultando na independência de suas repúblicas e no fim do comunismo na região. A Rússia se reorganizou como uma república federal e capitalista.

População da Rússia

Bandeira Russa, ocupando toda a extensão da imagem, três listras, a primeira de cor branca, a segunda de cor azul e a terceira, vermelha.
Bandeira da Rússia.

A população russa é composta por mais de 145 milhões de pessoas, a maioria de etnia russa (aproximadamente de 80%). O país abriga outros grupos étnicos, como tártaros, ucranianos, bashkires, chuvases, chechenos, entre outros. Essa diversidade é reflexo da vasta extensão territorial da Rússia, que cobre partes da Europa e da Ásia.

A religião predominante é o cristianismo ortodoxo, mas há populações significativas de muçulmanos, especialmente nas regiões do Cáucaso e do Tartaristão.

A população russa tem enfrentado problemas demográficos, com o baixo crescimento populacional e envelhecimento. Nos últimos anos, a população decresceu entre 1 a 2 milhões de habitantes, situação que tem levado o governo a adotar políticas para incentivar o aumento da natalidade e da imigração.

Guerra entre a Rússia e Ucrânia

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia envolve questões históricas, geopolíticas e identitárias. A Ucrânia fez parte do Império Russo e da União Soviética (URSS) por 270 anos. Há cerca de 30 anos, já independente (após a fim da URSS), passou a se aproximar do Ocidente, o que desagradou os russos.

Em 2014, após o governo da Ucrânia interromper negociações comerciais com a União Europeia (UE) e se instaurar uma crise que ficou conhecida pelos protestos do Euromaidan (em que milhares de ucranianos foram as ruas exigir a retomada de contato com a UE), a Rússia anexou a região ucraniana da Crimeia, afirmando defender os interesses da população russa e russófona na área.

Nos anos seguintes, a Ucrânia deu continuidade a sua aproximação com o ocidente, retomando acordos com a União Europeia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A Rússia viu a formalização desses acordos como uma ameaça e invadiu a Ucrânia, em 2022, alegando a necessidade de desmilitarizar e acabar com influências nazistas existentes no país, além de proteger as minorias russas.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), após um ano de guerra, cerca de 9.287 pessoas (civis) haviam morrido em decorrência do conflito, e 16 mil foram feridos.

Governo da Rússia

Vista dos palácios do Kremlin, em Moscou, com suas torres vermelhas e trechos em azul e verde, sob o céu branco de inverno.
Kremlin de Moscou, complexo de palácios e fortaleza, construído em 1156, onde está localizada a sede do governo.

O governo da Rússia é uma república semipresidencialista, na qual o presidente é chefe de Estado e chefe de governo. O presidente tem amplos poderes, incluindo a autoridade de nomear o primeiro-ministro, os ministros e influenciar diretamente as políticas do país.

O parlamento russo é bicameral, composto pela Duma Estatal (câmara baixa) e o Conselho da Federação (câmara alta). A Duma tem um papel mais ativo na legislação, enquanto o Conselho da Federação representa as regiões da Rússia.

Embora haja eleições regulares, o governo russo é frequentemente acusado de ser autoritário por restringir a liberdade de imprensa e limitar a oposição política. Vladimir Putin, no poder desde 1999, é acusado por organizações como a Anistia Internacional e os governos dos Estados Unidos e da União Europeia de restringir os direitos humanos e perseguir opositores.

Tamanho da Rússia

A Rússia é o maior país do mundo, com uma área de 17.100.000 km², que abrange vastas extensões na Europa Oriental e na Ásia Setentrional. O território da Rússia é banhado pelos oceanos Pacífico e Ártico, além de ter no seu litoral os mares Báltico, Negro e Cáspio.

O país possui 14 nações vizinhos: Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, China, Coreia do Norte, Estônia, Finlândia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Mongólia, Noruega, Polônia e Ucrânia. A divisão geográfica da Rússia inclui 85 unidades federativas, fragmentadas em:

  • 22 repúblicas - regiões com grande autonomia, que possuem suas próprias constituições, são geralmente habitadas por grupos étnicos não russos.
  • 9 territórios - chamados de krays (ou krais), são grandes regiões geográficas.
  • 46 províncias - chamados de oblast, são as regiões administrativas mais comuns na Rússia.
  • 3 cidades federais - são cidades com autonomia administrativa e com autoridade direta do governo federal.
  • 1 região autônoma - é unidade administrativa especial destinada ao povo judeu, fica na fronteira com a China.
  • 4 distritos autônomos - chamados de okrugs, são áreas menores com grupos étnicos distintos.

As répúblicas são: Adiguésia, Altai, Bascortostão, Buriácia, Cabárdia-Balcária, Calmúquia, Carachai-Circássia, Carélia, Cacássia, Chechênia, Chuváchia, Daguestão, Iacútia, Inguchétia, Komi, Mari El, Mordóvia, Ossétia do Norte-Alânia, República da Crimeia, Tartaristão, Tuva e Udmúrtia. Os krais são Altai, Kamtchatka, Khabarovsk, Krasnodar, Krasnoiarsk, Litoral, Perm, Stavropol e Transbaicália.

Já os oblasts são Amur, Arcangel, Astracã, Belgorod, Briansk, Cheliabinsk, Iaroslavl, Irkutsk, Ivanovo, Kaliningrado, Kaluga, Kemerovo, Kirov, Kostroma, Kurgan, Kursk, Leningrado, Lipetsk, Magadan, Moscou, Murmansk, Níjni Novgorod, Novgorod, Novosibirsk, Omsk, Oremburgo, Oriol, Penza, Pskov, Rostov, Riazan, Sacalina, Samara, Saratov, Smolensk, Sverdlovsk, Tambov, Tomsk, Tula, Tver, Tiumen, Ulianovsk, Vladimir, Volgogrado, Vologda e Voronej.

As 3 cidades federais são Moscou, São Petersburgo e Sebastopol. A região autônoma é chamado de Oblast Autônomo Judaico. E osdistritos autônomos são: Iamália-Nenétsia, Khântia-Mânsia, Nenétsia e Tchukotka.

Economia da Rússia

A economia da Rússia é baseada em um modelo de mercado misto, com forte influência do estado, especialmente em setores estratégicos. O Produto Interno Bruto (PIB) é de 2,24 trilhões de dólares (2022), segundo o Banco Mundial.

O país é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de petróleo, gás natural e outras commodities, como carvão e metais. Esses recursos naturais são muito importantes para a economia russa, sendo o setor energético a principal fonte de receitas de exportação e orçamento.

A Rússia também tem fortes indústrias nas áreas de defesa, aeroespacial, produção de metais pesados e química. A China é o seu maior parceiro comercial.

O país faz parte dos BRICS, um grupo formado por países emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) com o objetivo promover a cooperação econômica e financeira entre seus membros. Também participa da União Econômica Eurasiática (UEE), uma organização econômica do Leste Europeu e do Norte da Ásia.

A economia russa tem enfrentado desafios nos últimos anos, devido às sanções econômicas impostas por países ocidentais em resposta a guerra na Ucrânia, iniciada em 2022.

Clima, vegetação e relevo da Rússia

A Rússia tem uma geografia diversificada, o seu clima varia conforme a região. No norte, predomina o clima ártico e subártico, com invernos muito frios (chegando a -30ºC) e verões curtos. No sul, o clima é mais temperado, e a área ocidental, onde está Moscou, tem clima continental moderado.

A vegetação é de tundra ao norte, com solo congelado e vegetação esparsa; taiga (floresta de coníferas) em boa parte da Sibéria; e de estepes ao sul, com planícies de vegetação herbácea favoráveis à agricultura.

O relevo é formado por vastas planícies na parte europeia e montanhas ao sul e ao leste, como os Urais, que dividem a Europa da Ásia, e os Cáucasos, que separam a Rússia da Geórgia. A parte oriental da Rússia é montanhosa, especialmente no Extremo Oriente.

Referências bibliográficas:

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

CARR, Edward Hallett. A Revolução Russa: de Lenin a Stalin (1917-1929). Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1981.

Veja também:

Vinícius Marques
Revisão científica por Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Equipe do Significados
Edição por Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar